SJMR Boa Vista promove mural de lembranças para pessoas refugiadas

Home / Boa Vista / SJMR Boa Vista promove mural de lembranças para pessoas refugiadas

Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado, dia 20 de junho, o SJMR Boa Vista realizou, no dia 17, em parceria com o ACNUR, um mural de lembranças e experiências refugiadas, onde os participantes puderam contar qual foi o objeto mais importante que eles trouxeram para o Brasil. A atividade ocorreu no Centro de Atendimento e contou com a intervenção de cerca de 50 migrantes.

Durante a ação, que foi acompanhada por Bruna Klein (Assessora Jurídica do SJMR) e Oswaldo Bernal (Promotor Comunitário), os participantes relembraram o que mais sentem falta em país de origem, quais objetos e experiências trouxeram e o que mais gostam no Brasil. Eles puderam compartilhar essas memórias com o apoio de um microfone para plateia, que reagia e se identificava ou não com o que era dito.

Após compartilharem com o grupo, os migrantes preencheram o mural com suas percepções. A atividade serviu para refletir sobre os as experiências trazidas, bem como identificar os costumes, comidas, pessoas e lugares que gostam no novo país. A participante Dalia Guacaran destaca: “O que mais sinto falta é da minha família, mas eu gosto de tudo no Brasil e em Boa Vista, especialmente das praças públicas”. 

Para Bruna Klein, a atividade foi um sucesso. “Apesar de estarem tímidos ao início da atividade, logo eles e elas se soltaram e compartilharam não apenas sobre os objetos que eles escolheram trazer para o Brasil, mas o que esses objetos representam. A gente vê que tem muito mais história por trás de um objeto do que a gente pode imaginar. Foi um momento de troca muito gratificante”, finaliza.

Confira os registros:

Deixe um Comentário