Programa Integrando Horizontes promove cursos de capacitação para migrantes em Boa Vista

Home / Boa Vista / Programa Integrando Horizontes promove cursos de capacitação para migrantes em Boa Vista

Como parte do desenvolvimento do Programa Integrando Horizontes, o SJMR Boa Vista abriu novas turmas nos cursos de capacitação “Operador de Caixa” e “Técnicas em Panificação”. Os cursos, que estão sendo realizados nas dependências do SENAC, têm o objetivo de contribuir na formação profissional das pessoas migrantes e refugiadas, promovendo maior integração social e aumentando as chances da conquista do emprego formal.

Curso Operador de Caixa

No dia 17 de maio, teve início a nova turma do curso de Operador de Caixa, que conta com um total de 20 participantes, sendo 4 homens e 16 mulheres, com idade entre 25 e 35 anos. A capacitação é destinada a formação de profissionais que atuam com vendas diretas. A partir dela, o migrante aprende: a rotina de trabalho, técnicas de atendimento, como abrir e fechar o caixa, registrar, cobrar e cancelar vendas, como realizar o controle interno e entender o fluxo de comandas, emitir cupom fiscal, entre outros conhecimentos voltados à área.

Curso Técnicas em Panificação

Já o Curso Técnicas em Panificação, que começou no dia 24 de maio, tem uma turma com 15 participantes, sendo 3 homens e 12 mulheres, com idade entre 20 e 57 anos. Com essa capacitação, os migrantes aprenderão a preparar e gerir a produção de diferentes tipos de pães, bolos, bolachas e biscoitos, bem como conhecer matérias-primas, equipamentos e ferramentas de panificação.

Os cursos fazem parte da implementação do Programa Integrando Horizontes, em parceia com a PADF (Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento) e PRM (Bureau of Population, Refugees, and Migration). São capacitações que visam complementar os currículos e aumentar as chances de contratação de trabalho formal das pessoas migrantes e refugiadas venezuelanas.

Microempreendedorismo Individual

Oficina sobre Empreendedorismo

Ainda dentro das atividades desenvolvidas no Programa Integrando Horizontes, no dia 24, foi realizada, no Auditório do SJMR Boa Vista, a primeira Oficina sobre Empreendedorismo com a temática “Microempreendedorismo Individual”. A atividade teve como objetivo contribuir na formação empresarial das pessoas migrantes e refugiadas, promovendo o fortalecimento das ideias de negócio. Estiveram presentes 22 pessoas, 8 homens e 14 mulheres, com idade entre 18 e 66 anos.

Deixe um Comentário