Associação Cozinha Solidária estreita parceria com o SJMR Boa Vista

Home / Boa Vista / Associação Cozinha Solidária estreita parceria com o SJMR Boa Vista

No dia 9 de maio, o SJMR Boa Vista realizou uma visita no projeto “Cozinha Solidária”. Além de estreitar parcerias, foram coletadas informações sobre as necessidades das integrantes da comunidade venezuelana, que fazem parte da associação, localizada no bairro Equatorial. Atualmente, cerca de 20 migrantes participaram das atividades realizadas pela iniciativa.

Com a presença dos colaboradores do SJMR Boa Vista: Luis Gabriel Zamora (Documentação e Registro), Thaisa Girão (Meios de Vida), Diva Cunha e Clara Cunha (Proteção), durante a visita a equipe recolheu algumas demandas das pessoas presentes, sendo, em sua maioria relativas a documentação. Foram contatadas migrantes que ingressaram pelas trochas (rota alternativa), durante o fechamento da fronteira e outros com os documentos vencidos.

No decorrer do encontro também foram esclarecidas dúvidas em relação ao processo migratório e as diferenças entre uma solicitação de Refúgio e Residência Temporária. Além disso, foram explicados o acesso à serviços da rede pública brasileira, o programa interiorização, bem como a realização de cursos profissionalizantes e acesso a integração no mercado laboral.

Outro tema levantado pelos migrantes venezuelanos foi a questão da dificuldade de inclusão no mercado laboral, devido à falta de documentação. Segundo Yurnelly Dairi Ferrer, migrante venezuelana que mora no Brasil há três anos e faz parte da associação, “vejo muitos migrantes precisando de ajuda no suporte material para seus projetos de empreendedorismo. Essas pessoas só querem dar continuidade ao seu trabalho e fazer a inclusão de outras pessoas para ter uma geração de renda e uma vida digna”, comenta.

Cozinha Solidária

Associação Cozinha Solidária é um grupo que, durante a pandemia, tem produzido diariamente marmitas para distribuição gratuita na comunidade. A organização é composta brasileiras e venezuelanas.

Deixe um Comentário