SJMR Boa Vista e PADF realizam 2ª Brigada de Saúde para migrantes

Home / Boa Vista / SJMR Boa Vista e PADF realizam 2ª Brigada de Saúde para migrantes

No dia 9 deste mês, o Programa Integrando Horizontes, realizado pelo SJMR Boa Vista, iniciativa em parceria com a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) e o Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, realizou a 2ª Brigada de Saúde com o tema “Saúde Mental e os Impactos da Pandemia Covid-19”. A atividade ocorreu na Ocupação Espontânea Coronel Monteiro e contou com a participação de voluntárias profissionais da saúde da rede pública.

Cerca de 101 migrantes participaram da ação, e foram divididos em grupos: crianças, adolescentes e adultos. Durante o evento, foram repassadas informações sobre serviços de saúde e calendário de vacinação Covid-19 para população geral, conhecimento clínico sobre prevenção, sintomas, exercícios respiratórios e sequelas pós-Covid-19, bem como identificar sinais de alerta sobre saúde mental promovendo uma reflexão sobre o contexto pandêmico de forma psicossocial.

Além disso, também foram realizadas atividades lúdicas com as crianças, com a transmissão de vídeos infantis sobre prevenção ao Covid-19 e oficina de lavagens de mãos. Já com os jovens foi promovida uma roda de conversa sobre rede de saúde, orientações sobre Covid-19 e saúde mental. Os adultos assistiram uma palestra sobre acesso a direitos, rede de saúde pública, calendário de vacinação para Covid-19 no município de Boa Vista, dentre outras informações importantes. No final do evento, todos os participantes receberam um kit de Biossegurança.

“Penso que promover o acesso à informação é uma das ferramentas mais eficazes para a autonomia e dignidade da pessoa humana, sobretudo no que se refere a saúde. Essa atividade possibilitou uma troca de informações e reflexões entre profissionais da saúde e comunidade que participou atentamente não só como ouvintes, mas como protagonistas através dos seus relatos de vivências enquanto usuários do Sistema Único de Saúde neste momento histórico e desafiador que é a pandemia. Como feedback das profissionais voluntárias desta ação, elas relataram que foi um momento em que viram o quanto é possível contribuir e principalmente aprender através de uma conversa ou escuta”, relata Diva Cunha, Assistente Social do SJMR Boa Vista

Estiveram presentes: duas médicas, uma enfermeira, uma fonoaudióloga, uma fisioterapeuta, Álvaro (FUPAD), Diva Cunha (Assistente Social SJMR), Maíne (Psicóloga SJMR) e Maria Victória (Assessora Jurídica SJMR).

Deixe um Comentário