Voluntários do SJMR Brasília intensificam ações de proteção durante a pandemia de Covid-19

Home / Brasil / Voluntários do SJMR Brasília intensificam ações de proteção durante a pandemia de Covid-19

No último sábado (25), a direção do SJMR realizou uma reunião virtual com a equipe de voluntários que atuam em Brasília, para organizar as atividades de proteção e integração no Distrito Federal, durante a pandemia de Covid-19. Foram colocadas em pauta a atuação do SJMR durante o mês de abril, no qual foram empregadas iniciativas de solidariedade e proteção na região de São Sebastião e Riacho Fundo, por meio da entrega de cestas básicas e itens de higiene a pessoas migrantes e refugiadas que se encontram em situação de vulnerabilidade em razão dos efeitos da pandemia.

O encontro virtual reuniu voluntários brasileiros e migrantes para a discussão e o encaminhamento de ações de proteção e integração no Distrito Federal.

O grupo também vem auxiliando os migrantes interessados no processo de cadastro para obtenção do auxílio emergencial, atuando na garantia do acesso ao benefício. Um mapeamento da oferta de cursos de português e de cursos profissionalizantes disponíveis em Brasília e na região também está sendo elaborado pela equipe, que tem privilegiado a participação de pessoas migrantes e refugiadas em todo processo, para identificar as demandas dessa população. Será realizada uma consulta acerca das áreas de interesse, na qual os migrantes deverão informar os cursos de interesse, por meio de um formulário online. Sabe-se que, em muitos casos, o acesso à internet ou dispositivos  é escasso ou nulo, assim convidamos àqueles que puderem auxiliar virtualmente no processo a fazê-lo, respeitando as orientações sobre distanciamento social.


Máscaras de proteção doadas ao SJMR que serão distribuídas as pessoas migrantes.

Os voluntários apoiaram o encaminhamento de algumas famílias para alojamento e apoio social do projeto executado pela Cáritas e OIM em Ceilândia. Entre os meses de abril e maio estão previstos outros serviços de proteção e auxílio às pessoas migrantes. Até o fim do mês de abril, serão distribuídas máscaras de proteção doadas ao SJMR em atenção à saúde. Para o mês de maio, está previsto apoio a 50 famílias, por meio de distribuição de cartão alimentação.

Voluntários, que também são migrantes, ainda lideram a construção de um censo com informações que contribuirão para o acompanhamento das famílias na região.  O grupo de voluntários do SJMR em Brasília segue acompanhando de perto a população migrante e refugiada, a fim de monitorar e zelar pela garantia do acesso aos direitos durante o período crítico no qual nos encontramos.

Por Ana Paula Jetske

Deixe um Comentário