SJMR estimula discussões sobre migração e refúgio no Brasil em Encontro Nacional

Home / Belo Horizonte / SJMR estimula discussões sobre migração e refúgio no Brasil em Encontro Nacional

O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados foi uma das instituições presente no Encontro Nacional do projeto “Atuação em Rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”, promovido pela Rede de Atuação, que aconteceu em Brasília (DF), entre os dias 20 a 22 de novembro.

O encontro buscou fortalecer as redes locais de atenção a migrantes e refugiados, e, aprimorar as recomendações levantadas nos eventos preparatórios realizados em 12 estados. Ao longo dos três dias serão realizados um simpósio, mesas-redondas, grupos de trabalho e uma plenária final para a discussão sobre os temas: Pacto Mundial de Refúgio, políticas públicas, inserção laboral, integração local e regularização migratória e acesso à justiça.

O SJMR esteve representado pelos analistas sociais Felipe Silva, do SJMR de Belo Horizonte e Yoslin Galdamez, do SJMR Boa Vista. Eles foram colaboradores que também participaram das edições regionais, que tiveram diversas atividades temáticas e o simpósio “Refugiados e Migrantes: como acolher e integrar?”.

A Rede de Atuação é composta pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC); o Ministério Público do Trabalho (MPT); o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR); a Organização Internacional para as Migrações (OIM); o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados; a Conectas Direitos Humanos; o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH); a Defensoria Pública da União (DPU); o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); a Missão Paz e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).


Deixe um Comentário