SJMR Brasil participa de encontro da Rede Jesuíta com Migrantes (RJM) na Colômbia

Home / Brasil / SJMR Brasil participa de encontro da Rede Jesuíta com Migrantes (RJM) na Colômbia

O encontro da Rede Jesuíta com Migrantes (RJM) aconteceu entre os dias 18 a 20 de novembro, em Bogotá-Colômbia e reuniu representantes da Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Chile e Argentina-Uruguai. Também contou com a presença de membros da equipe de coordenação da Rede Jesuíta com Migrantes da América Latina e Caribe, do delegado do Apostolado Social da Conferência de Provinciais na América Latina e Caribe (CPAL) e da organização Entreculturas da Espanha.

Além de discutir a complexidade da atual crise migratória na América Latina e Caribe, o encontro promoveu a integração de todos os escritórios do Serviço Jesuíta a Refugiados (JRS) e Serviço Jesuíta a Migrantes (SJM), das regiões Andina (Equador, Colômbia e Venezuela) e Sul (Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil). Originando a troca de experiências e boas práticas na assistência e no acolhimento a pessoas deslocadas, migrantes, refugiadas, solicitantes de asilo e necessitadas de proteção internacional.

De acordo com Pe. Agnaldo Junior, diretor do SJMR Brasil, além da integração e fortalecimento das Redes, no encontro foram traçados novos objetivos e estratégias para o e enfrentamento dos atuais desafios da migração. “Pela primeira vez tivemos a oportunidade de reunir as duas regiões que formam a rede jesuíta com migrantes na América Latina e Caribe. Foi um encontro muito positivo. Tivemos a visão mais ampliada da nossa região e, as equipes que trabalham em cada país, também puderam acessar novos conhecimentos e compartilhar suas experiências”, finalizou.

Representando o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados do Brasil estavam Pe. Agnaldo Junior, diretor nacional do SJMR; Juliana Rocha, coordenadora do SJMR Belo Horizonte (MG); Giulia Camporez, coordenadora do SJMR Boa Vista (RR); Karla Gama, coordenadora do SJMR Manaus (AM) e Karin Wapechowski, coordenadora do SJMR Porto Alegre (RS). Além dos colaboradores dos Serviços Jesuíta a Migrantes e Refugiados, participaram também da reunião a Universidad Católica del Táchira e Universidad Católica Andrés Bello (Venezuela), a Universidad Antonio Ruiz de Montoya (Peru), a Pontificia Universidad Católica del Ecuador, a Federação Internacional e o Instituto Radiofônico Fé y Alegria da Venezuela.

Nos dias 21 e 22, estiveram reunidos no mesmo local a coordenação da Rede Jesuítas com Migrantes.

Rede Jesuíta a Migrantes

A Rede Jesuíta com Migrantes (RJM) é uma das redes da Conferência de Provinciais da América Latina (CPAL) e que reúne as obras e instituições comprometidas com o acompanhamento da migração forçada. São eles: Serviço Jesuítas a Migrantes; Serviços Jesuíta a Refugiados e obras que possuem programas de ação vinculados a migração forçada, ao acolhimento de migrantes, pesquisa e incidência, como universidades, centros de assistência social, paróquias e meios de comunicação.

Clique aqui para conferir a DECLARAÇÃO PÚBLICA da Rede Jesuíta com Migrantes.

Deixe um Comentário