Seminário de Avaliação 2020 e Planejamento 2021 do SJMR BH

Home / Belo Horizonte / Seminário de Avaliação 2020 e Planejamento 2021 do SJMR BH

Nos dias 25 e 26 de fevereiro aconteceu de modo virtual o Seminário de Avaliação 2020 e Planejamento 2021 do Centro de Atendimento do SJMR BH. Na ocasião estiveram presentes membros do Conselho Ampliado, formado por colaboradores contratados, estagiários e voluntários. O primeiro momento foi dedicado à apresentação de chaves para o marco situacional com o contexto sociopolítico, feito pela cientista social e colaboradora do SJMR, Thaís Viana, e o contexto da Missão e Apostolado dos Jesuítas Brasil pelo Pe. Álvaro Negromonte SJ, superior para o núcleo Apostólico de Belo Horizonte.

Depois das apresentações, os presentes fizeram destaques sobre a conjuntura. Em seguida, o grupo fez um breve exercício avaliativo em 4 grupos de trabalho com base na matriz FOFA (Forças e Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) olhando internamente para as atividades realizadas em 2020, e analisando com atenção o que fortalecer em 2021. Este exercício foi facilitado por Marcelo Lemos, que está na coordenação do SJMR. No retorno dos grupos, apenas um fez sua apresentação e se acordou de continuar as apresentações no segundo dia. Para concluir o dia fez-se o Marco Bíblico -Teológico e do Magistério- sob a inspiração da metáfora feita pelo Papa Francisco da Igreja “Hospital de Campanha”, que foi facilitado pelo Pe. Marcelo Silva SSS, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e Provincial dos padres Sacramentinos da Província de Nossa Senhora de Guadalupe. Ele destacou entrou os pontos refletidos que a Igreja Hospital de Campanha é um símbolo importante, e que nos ajuda a refletir questões sobre “quais são as feridas dos migrantes que o SJMR precisa estar atento? Como Amar e Servir pessoas refugiadas e migrantes que esperam uma resposta a suas dores e sofrimentos?”.

As perguntas deram oportunidade para o retomar o segundo momento do Planejamento. No segundo dia, a prioridade foi um olhar sobre as atividades principais que serão realizadas este ano, pois as áreas de atuação do SJMR já tinham feito este levantamento. Assim no retorno dos grupos seguiu-se com os destaques de cada área para no Marco do Planejamento Operacional Anual – POA – 2021. Além de um panorama geral das ações que já seguem sendo realizadas, a articulação com parceiros, dos espaços de rede e incidência sociopolítica e como o SJMR pode potencializar sua participação e promover a presença de migrantes e refugiados nos demais espaços. Como ambos os dias foram apenas de uma tarde, o calendário institucional foi concluído no dia 02/03 na reunião do Conselho Operacional que reúne os colaboradores contratados, que manterão uma reunião semanal de alinhamento e partilha de casos de acordo de agenda. Também foi apresentado o novo fluxograma dos processos de gestão para o SJMR e a interseção entre eles, sendo aprovado por todos. Até o dia 15/03, será compartilhado o calendário e o projeto global para 2021. Na avaliação final foi destacada a importância de realizar o momento, o cuidado com a programação, a dedicação e participação de todas as pessoas. Em julho já está agendado o Seminário de Monitoramento 2021, e para final de Novembro o Seminário de Avaliação 2021 e Planejamento 2022.

*Por Marcelo A.Lemos, coordenação do SJMR BH

Deixe um Comentário