SJMR BH reúne parceiros da Rede Acolhe Minas

Home / Belo Horizonte / SJMR BH reúne parceiros da Rede Acolhe Minas

Parceiros da RedeAcolhe Minas estiveram reunidos neste sábado (08), no SJMR BH, para avaliar as atividades de 2019 e traçar, coletivamente, novas metas e ações para 2020. Conduzida pelo SJMR, com apoio do ACNUR, a Rede surgiu em setembro de 2018 e conta com a participação de universidades, entidades e instituições da sociedade civil, que promovem acolhida e integração dos migrantes venezuelanos no estado.

Por meio do Programa de Interiorização “Acolhe Minas, o estado já recebeu seis grupos, num total de 150 venezuelanos. Os migrantes foram realocados em três casas de acolhida: Casa Alberto Hurtado, bairro Campo Alegre e Casa do Migrante, bairro Boa Viagem, ambas em Belo Horizonte e Casa Pedro Arrupe, em Montes Claros, norte do estado.

“O fruto da solidariedade e do trabalho em rede inseriu Minas Gerais nas iniciativas de integração e tem colaborado ativamente nas ações de interiorização dos migrantes venezuelanos. No entanto, a vida de muitas pessoas ainda depende deste projeto, e precisamos seguir somando esforços para dar continuidade as iniciativas de interiorização”, destacou Pe. Agnaldo Junior, diretor nacional do SJMR.

Na capital mineira, além do SJMR, a Rede Acolhe Minas é composta pelo ACNUR, Arquidiocese de Belo Horizonte, Providens Ação Social Arquidiocesana de Belo Horizonte, Cáritas Regional Minas Gerais, PUC-Minas, Instituto Felix Guatarri, Rede Filhas de Jesus, NAASP, Cio da Terra, Colégio Loyola, FAJE, Colégio Santo Agostinho, Colégio Marista, Escola Superior Dom Hélder, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, CEFET, Defensoria Pública, além de profissionais e refugiados venezuelanos que já residem na cidade, estudantes e profissionais que atuam na área da saúde e assistência social.

O próximo encontro da Rede Acolhe Minas acontecerá no dia 25 de abril.

Deixe um Comentário