Migrantes venezuelanos acolhidos na Vila Alberto Hurtado, em Belo Horizonte, participaram de palestra sobre inserção laboral, no dia 22 desse mês, conduzida pela assessora jurídica, Camilla Christie e a analista social, Nathalia Oliveira, ambas colaboradoras do SJMR BH. O objetivo da sessão informativa foi informar os migrantes sobre temas como empregabilidade, tipos de contrato de trabalho, direitos e obrigações trabalhistas, dentre outras informações do mercado de trabalho brasileiro.

A Vila Alberto Hurtado é um espaço para o acolhimentos de migrantes e refugiados do SJMR BH, em parceria com as Irmãs do Sagrado Coração de Maria.
Durante a palestra, Nathalia Oliveira apresentou a área de Meios de Vida do SJMR BH e o perfil do mercado de trabalho formal em Belo Horizonte e na região metropolitana. Além disso, ela também explicou os tipos de modalidades de trabalho, o perfil das vagas ofertadas ao SJMR e o perfil dos migrantes e refugiados cadastrados no banco de currículos.

Já Camilla Christie abordou questões jurídicas trabalhistas, como direitos e obrigações dos empregados contratados por trabalho formal. De acordo com ela, a palestra foi muito importante para explicar para os migrantes todo o contexto laboral em que estão inseridos, seus direitos e deveres e prepará-los para a realidade do mercado de trabalho. “Ficamos felizes com a interação do público, fazendo várias perguntas e prestando muita atenção. Pretendemos estabelecer essa palestra como movimento padrão para todos os grupos que forem interiorizados para a Vila. Agradeço à Nathalia pela parceria e a Yolis Lion, nossa analista de integração social, pelo apoio e mobilização”, finaliza.
