Migrantes e refugiados são atendidos pelo SJMR Itinerante em Betim (MG)

Home / Belo Horizonte / Migrantes e refugiados são atendidos pelo SJMR Itinerante em Betim (MG)

O SJMR Belo Horizonte, em parceria com a Prefeitura de Betim (MG), realizou mais uma edição do “SJMR Itinerante”, iniciativa que realiza diversos serviços gratuitos para migrantes e refugiados, que residem no município. A ação aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Bandeirinhas e, ao todo, mais de 70 pessoas receberam atendimentos. Também apoiaram o evento a Congregação das Irmãs Carmelitas e o Centro Franciscano de Defesa de Direitos, além de voluntárias e voluntários do SJMR BH.

A programação contou com orientações sobre empregabilidade, mercado de trabalho, empreendedorismo, inscrição no CADÚnico, cadastramento no Banco de Alimentos do município, oficinas de recreação, além de orientações sobre regularização migratória oferecidas pelo SJMR BH. A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), esteve presente com as equipes da Divisão de Proteção Social Básica, responsáveis pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além das superintendências municipais de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), de Programas Sociais e de Segurança Alimentar do município.

“O município disponibilizou toda a estrutura do Cras Bandeirinhas. Com isso, oferecemos apoio para a regularização migratória, por meio da substituição das carteiras de identificação vencidas, bem como a renovação dos protocolos de refúgios e, inclusive, o processamento dos primeiros pedidos de autorização de residência”, destaca Felipe Silva, Analista Social de SJMR BH.

Para a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Cleusa Lara, a participação da prefeitura em ações com o SJMR amplia o diálogo com os migrantes e refugiados, de forma a apresentá-los aos serviços, programas e equipamentos públicos municipais de acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade ou que precisem de apoio institucional para retomar suas vidas. “Betim tem história de receber, acolher e oferecer oportunidades para quem recomeça a sua história. Com essa iniciativa, em parceria com essas entidades tão sérias e respeitadas, só reforçamos nossa preocupação em cuidar das pessoas em seus momentos mais difíceis e desafiadores”, comenta.

Confira os registros:

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Betim e Equipe SJMR Brasil

Deixe um Comentário