SJMR Belo Horizonte se reúne com Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaúna para fortalecer parceria

Home / Belo Horizonte / SJMR Belo Horizonte se reúne com Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaúna para fortalecer parceria

No dia 18 de maio, a assessora jurídica do SJMR Belo Horizonte, Camilla Cristie, foi recebida na Prefeitura de Itaúna para uma reunião com Dr. Elvio Marques (Secretário Municipal), Patrícia Fortes (Gerente) e Alexandre Nogueira (Coordenador do Posto do Migrante), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social do município. Durante a visita, Camilla pôde apresentar brevemente o trabalho do SJMR BH e conheceu um pouco da realidade da cidade no acolhimento de migrantes venezuelanos e haitianos, entre outras nacionalidades.

A partir desse encontro, foi agendada uma capacitação com os funcionários da área Assistência Social, que deverá ocorrer no mês de junho. De acordo com a gerente Patrícia Fortes, a reunião foi muito proveitosa para se estreitar os laços e iniciar uma parceria. “A reunião com a colaboradora do SJMR Camilla nos trouxe vários conhecimentos, além da dedicação por parte da supracitada. Foi discutido como podemos fixar uma parceria para que juntos possamos conhecer a Instituição e aderir muitos conhecimentos. A expectativa é que o SJMR BH nos qualifique, e juntos, possamos superar de forma positiva as demandas que chegam até os equipamentos (CRAS, CREAS, Posto Migrante)”, comenta.

Durante a reunião também foram levadas informações sobre migração e questões documentais, jurídicas, sociais e laborais para que a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaúna esteja mais preparada no acolhimento e recepção das pessoas migrantes e refugiadas que chegam ao município.

“A Camilla nos informou sobre cursos de língua Brasileira, o funcionamento da inserção no mercado de trabalho, documentações, dentre outros temas pertinentes da migração. Considero que essa parceria é de extrema importância para que todos os migrantes que nos procurem, nós, como trabalhadores, consigamos superar as suas demandas, trazendo autonomia e para que eles consigam ter de volta a paz e a dignidade familiar e financeira”, relata Patrícia.

“Agradeço à Prefeitura de Itaúna, em nome do secretário de assistência social Dr. Elvio Marques, pela atenção e disponibilidade”, finaliza Camilla.

Deixe um Comentário