SJMR BH visita Itaúna e compartilha conhecimentos sobre migração

Home / Belo Horizonte / SJMR BH visita Itaúna e compartilha conhecimentos sobre migração

No dia 06 desse mês, os colaboradores do SJMR Belo Horizonte, Camilla Cristie, Cláudia Defendi, Felipe Silva, Henrique Balieiro e Nathália Oliveira, realizaram uma capacitação sobre “Migração e Refúgio” para os colaboradores do setor de Assistência Social de Itaúna (MG). A convite da prefeitura, a equipe ministrou informações sobre o fluxo migratório, além de questões documentais, jurídicas, sociais e laborais para que a Secretaria de Desenvolvimento Social do município esteja mais preparada para o acolhimento e recepção das pessoas migrantes e refugiadas.

Nos últimos meses, a cidade recebeu cerca de 60 venezuelanos interiorizados, bem como 10 haitianos para trabalho em uma empresa local, além de uruguaios e argentinos que já se estabeleceram na localidade, há algum tempo. Diante desse contexto, surgiu a necessidade de conhecer melhor as especificidades da migração e refúgio, tais como documentação, acesso à direitos, trabalho e geração de renda, desafios do atendimento e outros.

“O SJMR BH foi convidado para dialogar e compartilhar um pouco da sua expertise no tema. Agradeço à Prefeitura de Itaúna, em nome do secretário de Assistência Social, Dr. Élvio Marques, pela abertura do espaço e pela sensibilidade para com a causa da migração de do refúgio”, finaliza Camilla Cristie, Assessora Jurídica do SJMR Belo Horizonte.

Confira os registros:

Deixe um Comentário