Minas Gerais terá fórum técnico emergencial para discutir políticas públicas para migrantes

Home / Belo Horizonte / Minas Gerais terá fórum técnico emergencial para discutir políticas públicas para migrantes

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) vai criar um fórum técnico emergencial para discutir políticas públicas para a população migrante. A reunião de articulação com a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, aconteceu nesta quarta-feira (06), com a presença de Marcelo Lemos e Henrique Galhano, do SJMR Belo Horizonte, membros do COMITRATE a deputada estadual Leninha, autora do Projeto de Lei 3.200/21, que institui a Política Estadual para População Migrante de Minas Gerais.

O Projeto de Lei 3.200/21 visa criar um conjunto de políticas que garantam dignidade a essas pessoas que chegam ao Brasil, depois de enfrentar tantas dificuldades em seus próprios países, mas também prevê assistência a brasileiros retornados. Ente as propostas discutidas também está a realização da Conferência Estadual de Migração em Minas Gerais, a fim de realizar essa construção de forma coletiva e com participação ativa dos principais interessados(as), as e os migrantes.

No encontro também foi discutido sobre o Plano Estadual para Migrantes, Refugiados, Apátridas e Retornados de Minas Gerais. Outra questão importante que foi apresentada à Sedese foi a necessidade de acolhimento e triagem adequada dos migrantes e retornados, por isso a importância de ser pensado um posto avançado de atendimento direcionado no Aeroporto de Confins, que é uma reivindicação antiga das pessoas que atuam na causa.

Deixe um Comentário