Grupo de estudos online auxilia médicos migrantes a se prepararem para o exame do Revalida

Home / Belo Horizonte / Grupo de estudos online auxilia médicos migrantes a se prepararem para o exame do Revalida

Médicas e médicos migrantes de diversos países da América Latina participaram do encontro virtual organizado pelo SJMR Belo Horizonte, que busca desenvolver e propor iniciativas de estudo para o Revalida. O exame do governo federal já tem data prevista e objetiva revalidar o diploma de migrantes formados em medicina fora do Brasil. A atividade aconteceu no dia 26 de junho e contou com a participação de 21 profissionais da saúde da Venezuela, do Equador, do Haiti e da Colômbia. 

No primeiro encontro, o SJMR apresentou suas ações de apoio às pessoas migrantes e possibilitou que cada profissional pudesse contar um pouco da sua trajetória no Brasil. Muitos deles relataram terem vindo para o país por meio do programa do governo federal “Mais Médicos”. Com a finalização da iniciativa, se viram desempregados ou precisando mudar de área, contando, inclusive, com auxílio de doações para sobreviverem. 

No bate-papo, foram levantadas algumas ações de preparação para o exame. Dentre elas, está a criação de um grupo de estudos online, no qual a plataforma Google Classroom seria utilizada para dividir os temas que compõem a prova. Além disso, também foi pensado um curso avançado de português, com foco na produção escrita e na oralidade, para auxiliá-los nas provas práticas. Por fim, também foi debatida a busca por profissionais da área médica que queiram atuar, de forma voluntária, como mediadores do grupo.

O primeiro encontro foi organizado pelas estagiárias Gabriela Leite e Tamara Miranda, da Secretaria Pedagógica do SJMR BH.

Deixe um Comentário