IBMEC e SJMR Belo Horizonte oferecem capacitação laboral para migrantes

Home / Belo Horizonte / IBMEC e SJMR Belo Horizonte oferecem capacitação laboral para migrantes

Na última terça-feira, 23 de abril, realizou-se uma capacitação em Formação profissional para migrantes, oferecida por alunos do Projeto Plano B – Ibmec Social, com apoio do SJMR Belo Horizonte.

O curso teve, como objetivo, permitir que migrantes conheçam e se preparem para o mercado de trabalho brasileiro. Segundo a Analista Social do SJMR Belo Horizonte, Nathália de Oliveira, a capacitação busca informar o migrante sobre a cultura laboral brasileira e prepará-lo para o mercado de trabalho. “Também foram repassados conhecimentos sobre o planejamento da carreira e delineamento de objetivos, além do exercício da auto-crítica, para compreensão da características pessoais que precisam ser trabalhadas”, acrescenta.

Na opinião de Nathália, o encontro foi marcado pela espontaneidade e pelo compartilhamento de vivências. “Foi extremamente produtivo para os participantes, pois possibilitou um maior conhecimento sobre direitos e obrigações, crimes laborais, assédio sexual e moral no ambiente de trabalho e, também, sobre o que e é legal ou não no país”. exemplifica.


O curso informações sobre direitos e obrigações, crimes laborais e assédio sexual e moral no ambiente de trabalho.

Para o venezuelano Jorge Luis, residente em Belo Horizonte há dois meses, participar do curso foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos. “A capacitação me ajudou a desenvolver mais segurança para as próximas entrevistas de trabalho, levando em conta, por exemplo, como eu devo me portar, o que fazer e como preparar o meu currículo”,diz

O formato do projeto, ainda segundo Nathália, poderá ser alterado, de acordo com as sugestões dos participantes: “mais do um simples curso, queremos trabalhar temáticas que supram as necessidades profissionais dos migrantes”, diz.

Deixe um Comentário