SJMR BH realiza I Encontro do Conselho das Nações

Home / Belo Horizonte / SJMR BH realiza I Encontro do Conselho das Nações

Na manhã do último sábado (06), foi realizado o I Encontro do Conselho das Nações do SJMR Belo Horizonte. O espaço promoverá momentos de encontro, reflexão e partilha de experiências migratórias, com a proposta de gerar e articular iniciativas de incidência na sociedade mineira. A conversa virtual foi conduzida por Francisco Rocha (Pancho), escolástico jesuíta que faz parte da equipe do SJMR BH e contou com a participação de sete migrantes de nacionalidade venezuelana, mexicana, senegalesa e haitiana.

O primeiro momento do encontro contou com um momento de boas-vindas e uma breve apresentação, onde cada um dos participantes comentou um pouco de suas histórias e iniciativas que lideram. Também foi explicado sobre a finalidade do Conselho das Nações, que busca facilitar a articulação das lideranças das comunidades migrantes de Belo Horizonte e região metropolitana, para que possam potencializar ações e soluções conjuntas, diante dos desafios enfrentados pelas pessoas migrantes no estado.

Em seguida, foram esclarecidas dúvidas sobre a iniciativa do Conselho das Nações, tais como seu funcionamento, estrutura e apoio do SJMR BH. Também surgiram relatos das principais necessidades que a população migrantes está vivendo como: a falta de atendimentos na Polícia Federal para a retirada e renovação de documentos, dificuldades na atenção nos postos de saúde e a insegurança alimentar das pessoas recém-chegadas ou que perderam seus empregos.

Por fim, foi comentado sobre a importância do Conselho das Nações como um canal onde se pode compartilhar informações diversas, além de uma instância de apoio para que as lideranças migrantes possam se respaldar para orientar melhor os migrantes recém-chegados. Ainda foi ressaltada a importância de utilizar esse espaço para desenvolver e aumentar a presença participativa dos migrantes nas comunidades.

Deixe um Comentário