Projeto IBMEC Social capacita migrantes para entrevistas de emprego em BH

Home / Belo Horizonte / Projeto IBMEC Social capacita migrantes para entrevistas de emprego em BH

No dia 20 de agosto, o escritório do SJMR em Belo Horizonte promoveu uma atividade de capacitação em parceria com o Ibmec Social, para auxiliar os migrantes presentes em entrevistas de emprego, a partir do uso da linguagem corporal. Os participantes receberam um certificado emitido pelo Ibmec.

O evento, intitulado “Plano B – Mais que palavras: como se beneficiar da linguagem corporal em entrevistas de emprego”, contou com a palestra do empreendedor Pedro Quintão, que compartilhou um pouco a respeito da experiência: “Achei sensacional! Foi a minha primeira vez palestrando para migrantes, o que foi de, certa forma, um desafio para mim. Ao mesmo tempo, foi muito legal porque estavam todos prestando muita atenção e eu conseguia ver um brilho nos olhos do público, que vale mais do que qualquer dinheiro. Realmente me emocionei com as histórias destas pessoas”, relata.

Pedro Quintão, empreendedor palestrante no evento

A gratidão em poder participar do evento também era visível entre os migrantes. É caso do haitiano Mackenson Augustin: “Eu gostei muito, acho muito legal que vocês estejam fazendo um trabalho tão bom, que ajuda tanto os migrantes. Não são todas as cidades que têm esse serviço, mas acho que vocês aqui fazem algo maravilhoso. Com certeza, vou usar o que aprendi na palestra de hoje, além de ajudar outras pessoas também”, diz.

Para Nathália de Oliveira, analista social da área de Meios de Vida SJMR Belo Horizonte, a capacitação foi muito produtiva: “É comum receber feedbacks de empresas sobre migrantes que não se portam muito bem nas entrevistas de emprego, o que resulta em oportunidades perdidas por eles. Achei essa palestra muito boa, também pela participação dos migrantes, que fizeram perguntas e contaram suas experiências. Um deles, inclusive, reforçou a importância das capacitações, que o ajudaram a alcançar uma condição melhor de trabalho e de vida”, explica.

IBMEC Social

O projeto Ibmec Social foi criado no final de 2015, com o objetivo de realizar um impacto social positivo enquanto desenvolve o aluno da como empreendedor, profissional e agente da mudança por meio de vivências práticas.

Veja também

Deixe um Comentário