Prevenção ao abuso e exploração sexual infantil é tema de conversa com crianças venezuelanas acolhidas pelo SJMR BH

Home / Belo Horizonte / Prevenção ao abuso e exploração sexual infantil é tema de conversa com crianças venezuelanas acolhidas pelo SJMR BH

O SJMR Belo Horizonte realizou na última quinta-feira, dia 13 de maio, uma roda de conversa com crianças venezuelanas no Espaço de Acolhida Vila Alberto Hurtado, sobre prevenção ao abuso e exploração sexual infantil. A iniciativa foi organizada pela equipe de Integração Social e conduzida pela psicóloga Luiza França. A atividade lúdica teve como objetivo trabalhar o direito sobre seu próprio corpo e a importância dele ser sempre respeitado.

Durante a atividade, as crianças migrantes aprenderam a reconhecer e se proteger de situações de abusos e violência. A psicóloga Luiza também explicou como elas devem proceder se algo acontecer, falando sobre a necessidade de compartilhar experiências estranhas ou ruins com um adulto que tenham confiança. Além disso, também foi orientado que, desde pequen@s, tod@s devem respeitar os corpos das outras pessoas e que nunca devemos recorrer a qualquer forma de violência.

“É fundamental pensar em um trabalho preventivo. Quanto mais conversarmos com as crianças e adolescentes, sobre autoproteção, principalmente utilizando a ludicidade, mais vamos conseguir com que elas tenham noção dos seus corpos e saibam como se proteger de situações de risco”, comenta Luiza França.

Para a roda de conversa foi utilizado um slide interativo com linguagem simples e a exibição da animação educativa “Nosso corpo é só nosso”, lançada pelo SJMR Brasil em parceria com a Plataforma R4V. Também foi feita a atividade do “Semáforo do Toque”, que tem por objetivo ensinar de forma lúdica os limites do corpo. Por fim, as crianças compartilharam os aprendizados que tiveram a partir dessas atividades realizadas.

A ação reuniu nove crianças migrantes na Vila Alberto Hurtado, observando todos os cuidados necessários referente a pandemia de Covid-19.

Deixe um Comentário