Passaportes haitianos são regularizados no Consulado Itinerante no SJMR BH

Home / Belo Horizonte / Passaportes haitianos são regularizados no Consulado Itinerante no SJMR BH

Cerca de 30 migrantes haitianos que vivem em Belo Horizonte tiveram seus passaportes renovados ou emitidos, por meio de uma parceria entre o SJMR BH e o Consulado do Haiti de Brasília (DF). Uma comissão do setor consular da embaixada do Haiti no Brasil esteve presente na capital mineira, nos dias 27 e 28 de outubro, para realizar os atendimentos que foram previamente agendados por conta da pandemia de Covid-19.

Os atendimentos foram concentrados no centro de referência do SJMR Belo Horizonte, na área central da capital mineira, com intuito de facilitar ainda mais o acesso das pessoas que realizaram o agendamento. Seguindo todas as orientações de segurança e saúde, os migrantes foram atendidos um de cada vez por meio de um sistema de senhas, de modo a evitar aglomerações.

De acordo com Felipe Silva, referente para área de Proteção e atua diretamente no serviço de orientação Documental do SJMR BH, ter os documentos em dia garante um sentimento de segurança para os migrantes haitianos. “O passaporte é um documento oficial de identidade e, como o nome já diz, ele informa a identidade da pessoa. Para quem está em processo de migração é muito importante conseguir se identificar, porque, infelizmente, essas pessoas vivem com o temor de serem deportadas a qualquer momento, e o fato de possuírem um documento que ateste sua identidade, de alguma forma inibe esse medo”, comenta.

Ainda durante a visita, o Consulado do Haiti presenteou o SJMR BH com uma placa de agradecimento pelos anos de parceria. Desde 2014, o centro de referência tem sido um grande parceiro na documentação e assistência da comunidade haitiano no estado de Minas Gerais.

Deixe um Comentário