Iniciativas de integração do SJMR em Porto Alegre são apresentadas no “Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional do Rio Grande do Sul”

Home / Brasil / Iniciativas de integração do SJMR em Porto Alegre são apresentadas no “Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional do Rio Grande do Sul”

O SJMR Brasil teve a oportunidade de apresentar suas iniciativas de integração no “Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional do Rio Grande do Sul” (FOGAP), atividade organizada pela Fundação Pão do Pobres, que buscou aprofundar o trabalho de integração laboral de jovens migrantes e refugiados.

A participação foi um convite da Auditora Fiscal do Trabalho Dra. Denise Bambrila. No evento, que foi realizado no dia 13 de abril, foram pontuadas as principais dificuldades em acessar as oportunidades do mercado de trabalho, além de explicações acerca das políticas de migração no Brasil e esclarecimento de dúvidas das entidades presentes.

Houve a proposta de parcerias para entidades sem fins lucrativos atuantes com a Lei da Aprendizagem, empresas privadas e representantes de órgãos públicos, a fim de abrir caminhos acessíveis aos jovens migrantes e refugiados.

“A participação do SJMR em locais de discussão sobre pautas e políticas de trabalho, sejam para a juventude ou não, é de extrema importância, assim conseguimos trazer um olhar mais claro e embasado para os atores envolvidos, pois a população migrante e refugiada está cada vez mais presente em nosso território. Nada mais justo do que, usar experiências e boas práticas para construção de políticas e possibilidades de acesso”, afirmou Franciele Santos da Silva, analista social em Gestão de Parcerias, que organizou o evento junto com Edyson Silveira, analista social em Integração Socioeconômica.

Estiveram presentes a Integrar/RS, ACOMPAR (Ação Comunitária Participativa, o Instituto HERC, a Fundação Projeto Pescar, a RENAPSI (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), o CESMAR (Centro Social Marista de Porto Alegre), a Rede Calábria, Pequena Casa da Criança, o ISBET (Instituto Brasileiro Pro Educação e Trabalho), a Fundação Pestalozzi, CPCA (Centro de Promoção da Criança e do Adolescente), o COREDE (Conselho Regional do Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo), o COMUDE (Conselho de Desenvolvimento de Parobé), a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), o CIEE-RS (Centro de Integração Empresa Escola), Mococa, Murialdo Social, o SENAC-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a ACM Restinga, a Associação Cristã de Moços, a Fundação Tênis e a Câmara de vereadores de Esteio.

O SJMR em Porto Alegre conta com a parceria da ACNUR – Agência da ONU para Refugiados e da PADF – Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento.

Deixe um Comentário