SJMR Brasil externa solidariedade com a comunidade haitiana

Home / Brasil / SJMR Brasil externa solidariedade com a comunidade haitiana

O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil se solidariza com mais uma catástrofe ambiental ocorrida no Haiti no sábado, 14 de agosto. Diante do contexto agravado, que assola o país desde 2010 com o sismo, terremoto de magnitude 7,0 e das diversas fatalidades ocorridas nesta década, considerando que no mesmo ano o país foi atingido por uma epidemia de cólera e em 2016 o Haiti foi devastado pela passagem do furacão Matthew, agravando ainda mais a situação do país que se recuperava do terremoto.


Foto: Joseph Odelyn/AP

Além das catástrofes citadas, o país encontra-se com fragilidades políticas e econômicas – com escassez de alimentos e o crescente índice de violência, o que dificulta nas condições de busca e assistência para a população atingida. Mesmo diante das adversidades o Haiti nos inspira pela sua história de luta e superação, inclusive por ser o primeiro país latinoamericano a se tornar independente.

Externamos a nossa preocupação e estamos de braços abertos para prestar o mínimo conforto a comunidade haitiana, que foi o mote do nosso trabalho para acolhida de migrantes e refugiados das mais distintas nacionalidades, além de terem impulsionado nesta década as autoridades brasileiras a repensarem a lei de migração com maior enfoque nos Direitos Humanos.

Deixe um Comentário