SJMR em Manaus realiza “Dia da Cultura do Povo Warao”

Home / Brasil / SJMR em Manaus realiza “Dia da Cultura do Povo Warao”

Para marcar o início do novo trabalho do SJMR em Manaus, com migrantes indígenas da etnia Warao que vivem fora dos abrigos, foi realizado um “Dia da Cultura do Povo Warao”. A atividade foi realizada no dia 20 de dezembro, na casa de Retiro Ir. Vicente Cañas e reuniu colaboradores e voluntários do SJMR Manaus, juntamente com os jesuítas da Comunidade Burnier e parceiros da Visão Mundial, para celebrar o Natal com as famílias warao migrantes. A iniciativa também contou com doações de mães e pais de alunos do Colégio Loyola de Belo Horizonte (MG).

Cerca de 18 famílias, formadas por 29 adultos e 34 crianças, que vivem em moradias alugadas na Comunidade Alfredo Nascimento e na Comunidade Cidade Nova participaram das atividades na casa de retiro. Os indígenas warao foram recebidos com um ritual de boas-vindas ao redor da árvore Buriti, espécie muito significativa para a etnia que a utiliza para produzir artesanato, alimentos, medicina e construção das suas próprias casas.

Durante o dia de convivência foi feito um almoço comunitário e todos ajudaram na preparação dos alimentos. As crianças indígenas também foram atendidas pelos voluntários e puderam se divertir com pinturas, filmes e jogos. No encerramento da atividade, foi celebrada uma missa em espanhol com cantos no idioma Warao.

A organização Visão Mundial acompanhou a finalização das atividades com a entrega de cestas de alimentos para todas as famílias migrantes. “É muito importante para nós do SJMR conhecer as necessidades dos indígenas Waraos que estão fora dos abrigos, bem como entender os seus projetos e assegurar os seus acessos à direitos como migrantes e como povo originário. Agradecemos a todos que colaboraram para fazer esse evento possível, especialmente à Visão Mundial que sempre nos apoia”, comenta Terida Muñoz, analista social que participou de toda a organização da ação.

Deixe um Comentário