Em live promovida pelo SJMR, convidados apresentam o “Panorama atual da migração venezuelana”

Home / Boa Vista / Em live promovida pelo SJMR, convidados apresentam o “Panorama atual da migração venezuelana”

Na última quinta-feira (19), o SJMR Boa Vista promoveu uma live sobre o “Panorama atual da migração venezuelana”. O encontro, que foi exibido no Facebook do SJMR Brasil, apresentou o contexto do fluxo migratório venezuelano e as suas principais características.

Pe. Agnaldo, diretor nacional do SJMR Brasil, foi responsável por iniciar o debate. Em sua fala, ele destacou o aumento das situações de vulnerabilidade dos migrantes diante da pandemia do Coronavírus.

Já Pe. Eduardo Soto, diretor nacional do JRS – Venezuela, contou sobre as dificuldades enfrentadas pela população venezuelana no cenário da crise humanitária. O Padre, que possui 20 anos de experiência na assistência, acompanhamento e defesa junto a migrantes e comunidades populares, destacou a insegurança, escassez de alimentos e o colapso no sistema de saúde como alguns dos principais problemas do país.

“O sistema de saúde está colapsado. É uma situação tão complicada que operam sem água corrente e sem eletricidade. Existe a carência generalizada dos insumos adequados”, disse o diretor do JRS – Venezuela, enfatizando as dificuldades da Venezuela no combate à pandemia.

O encontro também contou com a presença de Matheus Rangel, oficial de educação em emergência da UNICEF, e Patrícia de Melo, atual coordenadora do projeto “Violência Baseada em Gênero”, da UNFPA. Patrícia apresentou os resultados da pesquisa “Violência de Gênero, Nacionalidade, Raça e Etnia”, realizada pelo UNFPA, em parceria com o ACNUR, no início de 2020.

De acordo com o estudo, feito com mulheres brasileiras e venezuelanas que residiam em Boa Vista ou Pacaraima, 22% das mulheres que estavam ou já estiveram em uma união estável sofreram violência de gênero alguma vez na vida.

Deixe um Comentário