SJMR Itinerante realiza atendimentos em Montes Claros (MG)

Home / Belo Horizonte / SJMR Itinerante realiza atendimentos em Montes Claros (MG)

No dia 01 e 02 de abril, o SJMR Itinerante aconteceu em Montes Claros e região pela equipe da área de Proteção.

Com objetivo de oferecer serviços e visando conhecer a realidade da migração na região e entender o contexto socioeconômico vivido pelos migrantes que ali reside, a equipe esteve dois dias em campo. A ação permitiu estreitar os laços com a Polícia Federal da cidade, levar informações sobre temas importantes do direito ao cotidiano e refletir junto à equipe local voluntária e contratada possíveis encaminhamentos.

No dia 01 de abril, foi realizada uma reunião com a Polícia Federal da MOC, na qual estiveram presentes Bruno Souza, agente responsável pelo setor de migração, e Dr. Gilvan Garcia, chefe da DPF. Na conversa houve a apresentação do trabalho do SJMR-BH em MG, especificamente na cidade de MOC, compreensão do contexto de atendimento da PF MOC, respostas a dúvidas da equipe, encaminhamento de casos e reflexão sobre questões de migração e refúgio.

Ademais, foi promovido um atendimento para regularização documental e uma palestra de sensibilização e conscientização com os indígenas Waraos, sobre temas que perpassam a cultura indígena e as leis brasileiras, tais como direitos das crianças e adolescentes e violência de gênero.

Já no dia 02, foram realizadas palestras sobre trabalho e leis trabalhistas com informações e esclarecimentos sobre direitos trabalhistas, tais como obrigações da empresa e deveres do funcionário; garantias trabalhistas previstas na CLT e orientações jurídicas do tema para casos concretos.

Participaram da ação Camilla Cristie, assessora jurídica, Jéssica Avelino e Jhon Kelly Monace, ambos analistas de proteção; bem como Rosana Xavier, auxiliar de facilities MOC, e Heloísa Menezes, voluntária (MOC).

Confira abaixo os principais registros da ação.

Deixe um Comentário