Migrante venezuelano consegue emprego com apoio do SJMR Porto Alegre

Home / Brasil / Migrante venezuelano consegue emprego com apoio do SJMR Porto Alegre

No dia 15 de março teve início um novo capítulo na vida da família do migrante venezuelano Manuel Rodriguez. Depois de ser interiorizado em Salvador (BA) com sua esposa, mãe e filhos, eles encontraram muitas dificuldades de integração na cidade. Buscando apoio, Manuel procurou o SJMR Porto Alegre, onde recebeu atenção para a construção do seu currículo e assistência para procurar ofertas de emprego compatíveis com a sua experiência.

O atendimento ao Manuel e sua família foi realizado pela equipe de Integração Socioeconômica do SJMR POA e eles seguem em acompanhamento. Seu currículo foi enviado para algumas empresas com oportunidades em aberto na região do Rio Grande do Sul. Manuel conseguiu participar de uma entrevista por videochamada, sendo selecionado para a vaga de Técnico de Engenharia, na empresa Instor Projetos e Robótica, atividade compatível com sua experiência e formação como especialista fotovoltaico.

“Inicialmente construímos o currículo vitae, analisamos o perfil laboral e começamos a encaminhar o currículo de Manuel e de sua esposa para vagas de trabalho. A Instor Projetos e Robótica sinalizou o interesse no perfil de Manuel e, a partir disso, mediamos a vinda dele para Porto Alegre. Nossa equipe o recebeu no aeroporto, conduziu ao abrigo, forneceu kit humanitário, prestou orientações e informações sobre a rede pública local e estamos auxiliando na busca de uma moradia para que a família consiga estar junta novamente”, relata Anderson Fagundes, analista social do SJMR POA.

Através do acompanhamento está sendo possível escrever, coletivamente, uma nova página na vida dessa família. “O contato que temos com os beneficiários e as empresas visa uma mediação entre as expectativas de ambos e a adequação às diferentes realidades, compreendendo suas particularidades, construindo, assim, soluções duradouras para a vida dos beneficiários a fim de que alcancem melhores níveis de autonomia e integração.” finaliza Anderson.

Sensibilizada com a história de Manuel, a empresa pagou a passagem aérea e migrante chegou a Porto Alegre. O SJMR Porto Alegre garantiu a permanência de um mês em abrigo até o recebimento do salário e fornecimento de cesta básica e kit de higiene com o apoio da PADF e PRM, por meio do Projeto Integrando Horizontes. Nos próximos meses, Manuel trará sua família para que reconstruam sua vida em Porto Alegre e assim iniciem sua história juntos como uma família no Brasil.

Integrando Horizontes

No dia 15, ainda fazendo parte do projeto Integrando Horizontes, houve em Porto Alegre a entrega de kits humanitários para indígenas Warao que chegaram na cidade nas últimas semanas. A equipe local está apoiando as famílias e buscando estratégias de soluções duradouras para o grupo. Foram atendidos 17 indígenas Warao, beneficiando no total 30 pessoas, entre adultos e crianças.

Confira algumas fotos da entrega:

Deixe um Comentário