SJMR Florianópolis promove palestra sobre migração e refúgio para alunos de Ensino Médio

Home / Brasil / SJMR Florianópolis promove palestra sobre migração e refúgio para alunos de Ensino Médio

A partir do convite do Colégio Catarinense, pertencente à Rede Jesuíta, o SJMR participou da disciplina eletiva “Voluntariado”, no dia 17 de março de 2022, visando trazer mais informações para os alunos de Ensino Médio sobre migração e refúgio, com foco no estado de Santa Catarina.

A disciplina “Voluntariado” busca apresentar o mundo do voluntariado para os alunos e conta com o apoio e participação de organizações da sociedade civil, como forma de introduzir o tema e mostrar diferentes realidades aos alunos. O SJMR trouxe para a disciplina uma apresentação de sua atuação, destacando o papel da ACNUR como agência financiadora, e a explicação de pontos sobre a migração venezuelana e a Operação Acolhida. Como forma de incentivar a participação dos alunos, foram feitos questionamentos e sorteios de ecobags e livros.

A conversa auxiliou na compreensão dos fluxos migratórios, assunto muito cobrado em vestibulares, e frisou o quanto o voluntariado é relevante para as carreiras humanitárias, as quais podem vir a ser seguidas pelos alunos.

“A experiência de dar essa palestra para o ensino médio do Colégio Catarinense foi surpreendente. Tivemos um retorno extremamente positivo de jovens interessados, engajados e, sobretudo, sensibilizados para o tema. Esperamos que, agora com recursos e informações, esses jovens continuem carregando a mensagem que trouxemos: uma mensagem de acolhimento de migrantes e refugiados no município de Florianópolis”, comenta Gabriela Santos da Silva, Analista Social Sênior do SJMR em Florianópolis.

Além de Gabriela, participou da conversa a Analista Social Luara Resende.Confira abaixo o registro do evento.

Deixe um Comentário