SJMR e ACNUR apoiam infraestrutura de migrantes da ocupação Vila Vintém em Boa Vista

Home / Boa Vista / SJMR e ACNUR apoiam infraestrutura de migrantes da ocupação Vila Vintém em Boa Vista

Uma das metas do SJMR Brasil para o ano de 2022 é promover meios para que os migrantes e refugiados tenham mais dignidade humana e proteção. Diante disso, no mês de dezembro, o SJMR em Boa Vista realizou, em parceria com o ACNUR, a entrega de materiais para a infraestrutura das moradias de oito famílias migrantes da Ocupação Espontânea Vila Vintém, localizada no município do Canta, em Roraima.

Cerca de 35 migrantes foram beneficiados com a iniciativa, que teve como objetivo melhorar a estrutura do espaço em que essas famílias vivem e oferecer mais conforto e proteção. Os itens foram entregues pelos colaboradores do SJMR Rafael Souza (analista de proteção), Ives Breno (gestor de casos) e Thalianny Dulce (psicóloga comunitária), após ter sido realizado o mapeamento das necessidades dos migrantes e refugiados abrigados no local.

A Comunidade Vila Vintém é uma das ocupações espontâneas mais afastadas de Boa Vista e, por isso, a que recebe menos suporte e recursos. “Graças à parceria com o ACNUR, nós temos conseguido promover atividades de proteção de base comunitária para esse espaço e, a partir disso, identificado as capacidades de resiliência dos moradores e construído estratégias que possam mitigar danos e prover soluções para as demandas levantadas”, destaca Rafael Souza.

Dentre os materiais entregues, estão itens que contemplam as áreas de nutrição, saúde, água, saneamento e higiene (WASH – da sigla em inglês). “Algumas famílias não possuíam o básico para a sobrevivência neste lugar. Poder realizar essa doação só foi possível após as conversas com pessoas que vivem ali, entendendo quais são, de fato, as necessidades, bem como, o que poderemos fazer para ajudar. Seguimos chegando a espaços distantes, não deixando ninguém para trás!”, finaliza o analista de proteção.

Deixe um Comentário