SJMR Brasil e o Serviço Pastoral dos Migrantes visitam rede de apoio a migrantes e refugiados na Bahia

Home / Brasil / SJMR Brasil e o Serviço Pastoral dos Migrantes visitam rede de apoio a migrantes e refugiados na Bahia

O Serviço Jesuítas a Migrantes e Refugiados (SJMR) e o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), se encontraram em Salvador nesta última terça-feira (01), com uma rede de apoio a migrantes e refugiados na Bahia. O objetivo do encontro foi de conhecer e dar visibilidade para a rede de apoio aos migrantes na cidade e oferecer assistência. Com o intuito de animar e estimular tanto a sociedade civil, como as instituições de Igreja, participaram da ocasião as irmãs Silvia do Amaral e Márcia Morais, da congregação da Santa Dulce dos Pobres; Maíra Silva, da Caritas Regional NE3; Professores Cristina Lizana, Mariângela Nascimento e Dey Dalvador, da UFBA (NAMIR); Professora Carla Silvia, da UNILAB; Professora Rafaela Ludolf, da UNIFACs; Professor João Ramiro, do Colégio Antônio Vieira, além dos padres Pedro Evangelista do Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES) e Pe. Marcos Augusto, ambos jesuítas, do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS). Ainda na articulação e apoio estavam Márcia Maria Mendes da Mata e Luciana Silva voluntárias do SPM em Salvador.

A rede de apoio a migrantes e refugiados na Bahia está se estruturado aos poucos e o SJMR e o SPM foram contribuir e prestar auxílio, de forma que a rede e as instituições da Igreja possam caminhar em conjunto nessas ações sociais. O encontro contou com a presença do Pe. Agnaldo Junior, diretor nacional do SJMR Brasil, Roberto Saraiva e Arivaldo Sezyshta, membros da coordenação do Serviço Pastoral dos Migrantes Nordeste (SPM), que se apresentaram e conversaram sobre os propósitos da reunião. Em seguida, foi realizada uma apresentação das ações e iniciativas promovidas pela rede e seus principais desafios. No final da reunião, um novo encontro foi planejado, para que haja a presença de outros segmentos e que o tema da migração e refúgio possa ser aprofundado, bem como a exposição da pesquisa feita pela rede sobre o impacto da Covid-19 nessa população.


O SJMR e o SPM foram recebidos pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, recém chegado à Arquidiocese de Salvador .

Além disso, no período da tarde, o SJMR e o SPM foram recebidos pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, recém chegado à Arquidiocese de Salvador. “Fomos acolhidos fraternalmente pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, que nos informou que a pauta de atenção pastoral aos migrantes e refugiados já está presente em seu coração também, e que está disposto a ajudar na articulação de uma melhor assistência”, declarou o Pe. Agnaldo.

Sobre a importância de fortalecer as articulações para atenção a migrantes na Bahia, Roberto Saraiva, membro da coordenação colegiada executiva do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) nos recordou o compromisso do Papa Francisco junto a essas pessoas. “Na caminhada dessa Igreja em saída, o SJMR e o SPM se colocaram à disposição para apoiar no que for preciso e fortalecer esse trabalho em rede, no qual a Igreja precisa continuar dando um bonito testemunho de fraternidade e solidariedade junto aos nossos irmãos mais vulneráveis”, finaliza.

Deixe um Comentário