SJMR Brasil lança Campanha do Dia de Doar 2024

O lema “Fui estrangeiro e encontrei acolhida” é um convite para nos ajudar a continuar essa missão


O Dia de Doar faz parte do maior movimento de incentivo à generosidade do mundo, o Giving Tuesday, a terça-feira após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Este ano, também numa terça, 3 de dezembro, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar. Nesse sentido, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados adere esse movimento e lança sua própria campanha com o lema “Fui estrangeiro e encontrei acolhida” (Mt 25,35).


O SJMR Brasil tem beneficiado milhares de pessoas com a prestação de serviços gratuitos, que possibilitam a dignidade e autonomia para migrantes e refugiados. Segundo dados da Plataforma Interagencial para Refugiados e Migrantes da Venezuela (Plataforma R4V), existem 568.058 migrantes e refugiados venezuelanos vivendo no Brasil, sem contar os outros fluxos mais silenciosos, contudo, contínuos, de cubanos, haitianos, bolivianos, afegãos, entre outros.


De acordo com Isabela Montilha, analista responsável pela Mobilização de Recursos do SJMR Brasil, “o Dia de Doar responde, além de um chamado internacional pela generosidade radical, à necessidade crescente de organizações da sociedade civil brasileiras diversificarem suas fontes de recursos, cada vez mais escassas. É uma forma de valorizar o impacto gerado pelas equipes em campo e de fortalecer nossas articulações com potenciais parceiros, como empresas, organismos internacionais e doadores pessoa física, que acompanham o trabalho do SJMR nos territórios onde atuamos”. Segundo a mobilizadora, o esforço contínuo em assegurar a sustentabilidade operacional do SJMR só tem a ganhar com uma campanha como essa, fortalecendo ainda mais a cultura de doação no Brasil.


No próximo dia 17 de novembro, a Igreja celebra, a convite do Papa Francisco, o Dia Mundial dos Pobres. Com o tema A oração do pobre eleva-se até Deus (Sir 21,5), o papa nos recorda o fato de os pobres terem um lugar privilegiado no coração de Deus, a tal ponto que, perante o seu sofrimento, Deus se “impacienta” enquanto não lhe faz justiça (n. 4). Ele ressalta que Deus é um Pai atento e carinhoso, […] preocupa-se com aqueles que mais precisam dele: os pobres, os marginalizados, os que sofrem, os esquecidos..(n. 4) Assim, em vista do Jubileu da Esperança, ele nos convida a sermos peregrinos da esperança dando sinais concretos de um futuro melhor (n. 9): especialmente nos fazendo amigos dos pobres (n. 10).


Entre os pobres de nosso tempo estão as pessoas em situação de deslocamento forçado que chegam ao nosso país na esperança de encontrar acolhida e condições dignas para que possam recomeçar as suas vidas.


Dito isso, diante dos apelos do Papa Francisco e da missão da Companhia de Jesus junto às pessoas em situação de deslocamento forçado, convidamos você a nos ajudar nessa missão. Motivados pelo lema “Fui estrangeiro e encontrei acolhida”, doando, 20, 60, 100 ou 150 reais, você pode ajudar a garantir um atendimento a um migrante que acaba de chegar, oportunizar material para curso de português, oferecer uma cesta básica ou até mesmo um kit de higiene em contexto de emergência, respectivamente.


As doações poderão ser feitas, a qualquer tempo e em qualquer valor, através de transferência bancária ou depósito na conta do SJMR Brasil ou via pix. Para depósito ou transferência, os dados são: Banco do Brasil, Agência 1889-9, Conta Corrente 70122-0. A chave Pix é: diadedoar@sjmrbrasil.org

Siga em nossas redes sociais