SJMR Boa Vista realiza Jornada de pré-documentação no CRAS Nova Cidade

Home / Boa Vista / SJMR Boa Vista realiza Jornada de pré-documentação no CRAS Nova Cidade

No dia 01 de abril, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) em Boa Vista realizou uma jornada de pré-documentação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro Nova Cidade. 

O objetivo da ação foi promover o atendimento a migrantes e refugiados que necessitavam  renovar ou emitir pela primeira vez a autorização de residência ou a solicitação de refúgio no Brasil. No total, foram atendidas 21 pessoas, das quais oito renovaram  residência, nove fizeram renovação do protocolo de refúgio, três solicitaram autorização de residência e uma solicitou refúgio.

A atividade realizada é resultado da atuação conjunta com a equipe de documentação do SJMR Boa Vista em parceria com Super Panas (AVSI-UNICEF), CRAS de Nova Cidade e ACNUR. Por meio dessa parceria foram contabilizados até a primeira semana de abril de 2022 mais de 140 encaminhamentos ao SJMR para a emissão ou renovação de documentos.

“É muito importante prestar assistência a locais como o CRAS Nova Cidade, que atua com famílias em situações de vulnerabilidade e que precisam estar com seus documentos regularizados para acessar, em especial, o Cadastro Único e, dessa forma, alcançar benefícios prestados pelo Estado. Outro ponto positivo dessa parceria está na descentralização do atendimento, de modo que possamos aproximar o serviço das pessoas mais distantes”, comenta Silvia Peres Marques, psicóloga da equipe de Super Panas de AVSI-UNICEF.

A regularização migratória permite que as pessoas acessem direitos como a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho Digital, Previdência Social, abertura de conta bancária em qualquer instituição nacional, além de acesso aos serviços públicos, especialmente aqueles relacionados à educação, saúde, segurança e assistência social, como o Cadastro Único. Confira os principais registros da ação abaixo.

Deixe um Comentário