SJMR Boa Vista celebra Dia da Mulher com apresentações e oficina de empreendedorismo feminino

Home / Boa Vista / SJMR Boa Vista celebra Dia da Mulher com apresentações e oficina de empreendedorismo feminino

Para marcar as celebrações do Dia Internacional da Mulher, o SJMR Boa Vista promoveu diversas atividades especiais que contaram com a parceria do ACNUR, da PADF – Fundação Pan-Americana para o
Desenvolvimento e Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Durante o evento foram realizadas rodas de conversa, palestras, apresentações e oficina de empreendedorismo. Na segunda (08), cerca de 55 mulheres cis e trans participaram das atividades.

No primeiro momento do encontro, o SJMR BV realizou uma roda de conversa com o tema “Cruzando Histórias”, que teve o objetivo de discutir sobre os motivos das celebrações do dia 08 de março, frisando a importância da mulher na sociedade, a história da luta pela inclusão e participação, os direitos conquistados pelas mulheres e como é ser mulher nos dias atuais. Nessa atividade, foram apresentadas, por meio de um vídeo exibido no auditório do SJMR, algumas mulheres que marcaram história. “As mulheres migrantes participantes receberam várias dicas de resiliência, de motivação e de como somos pessoas de influência para a população quando realizamos coisas extraordinárias e nos atrevemos a incursionar no âmbito dos homens”, comenta Verônica Assis, assistente de projetos do SJMR BV.

Em seguida, foi a vez da Gioconda Martinez, primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da Universidade Federal de Roraima, contar um pouco sobre a sua trajetória profissional e dos desafios enfrentados até ocupar um cargo que, anteriormente, só havia sido ocupado por homens. Segundo Verônica, é muito importante conhecer exemplos femininos de força e sucesso. “É sem dúvida muito marcante poder proporcionar um momento de troca entre as mulheres, onde todas tem espaço para contar suas trajetórias e compartilhar as dificuldades. Nossa intenção foi promover esta rede de apoio a elas”.

Para finalizar, a dançarina migrante Renata Jasbel fez uma apresentação artística da música “Creo em mí”, de Natalia Jiménez. Renata mora há 5 anos no Brasil e é uma mulher trans que trabalha como cabelereira, modelo, professora de passarela e dançarina. Para ela, “ser mulher é ser batalhadora, guerreira e autônoma das suas próprias decisões. É ter várias facetas: mãe, trabalhadora, professora, modelo, atriz”.

Renata conta que já enfrentou muitas dificuldades em sua vida, mas que hoje em dia é muito feliz trabalhando com o que ama e vivendo em um lugar que a acolhe. “Aqui no Brasil me respeitam e me admiram como sou. Me reconhecem pelo meu nome. E me encanta porque aqui nos ajudam com os nossos nomes, nos ajudam com o tratamento hormonal e não existe muito bullying com pessoas te xingando nas ruas. Há um respeito conosco”, relata.

Uma das mulheres que compareceu ao evento foi Dristas Ramos, migrante que reside no Brasil há dois anos e possui três filhas. Atualmente, Dristas trabalha com limpeza e sonha com um futuro melhor para suas filhas. “Eu quero que elas possam estudar, pois creio que o estudo é necessário para se superar e para poder sorrir. E aqui no Brasil há muitas possibilidades, muitas coisas boas, oportunidades”, conta. No final das atividades, todas as mulheres receberam de brinde uma caneca com chocolates.

Oficina de Empreendedorismo

Na terça-feira (9), continuando com as ações especiais, foi realizada, no auditório do SJMR BV, a oficina “Mulheres Empreendedoras: o potencial da nova mulher modera e inovadora”, com a consultora Scheila Carneiro. Participaram da ação, que teve como objetivo orientar as mulheres empreendedoras sobre educação financeira, empreendedorismo feminino e MEI, cerca de 25 mulheres migrantes.

Essas mulheres empreendedoras serão apoiadas com kits de iniciação financiados pelo ACNUR e outras serão encaminhadas para um curso de mentoria em empreendedorismo ofertado pela ONU Mulheres. Ainda durante a oficina, algumas mulheres migrantes apresentaram os produtos produzidos em seus negócios.

Confira algumas fotos do evento:

Deixe um Comentário