A Embaixada do Reino Unido do Brasil, seguindo a prática de realizar ‘Chás’ temáticos, realizou dia 31 de julho o “Chá sobre a Venezuela” edição virtual, para apresentação de experiências humanitárias realizadas com e para pessoas migrantes venezuelanas.
Durante o evento, representando o SJMR Brasil e o escritório de Belo Horizonte, estiveram a assistente da direção nacional, Vivianne Soares e Marcelo Lemos, coordenador do SJMR BH. Vivianne destacou as atividades da Rede SJMR no Brasil e as ações de interiorização e acolhimento realizadas na Vila Alberto Hurtado em Belo Horizonte (MG).
Acolhe Minas
Por meio do Programa de Interiorização “Acolhe Minas”, o estado já recebeu seis grupos, num total de 150 venezuelanos. No final de 2019, o SJMR BH ampliou as parcerias e organizou a Vila Casa Alberto Hurtado, no bairro Santa Amélia, região da Pampulha. “O SJMR BH possui, hoje, um espaço estruturado para o acolhimento de 45 migrantes que se encontram em processo de interiorização e este espaço contou com o apoio da Embaixada do Reino Unido para adequações de estrutura, instalação de uma lavanderia e, ainda, refrigeradores para cozinha”, ressalta Marcelo Lemos, que está a frente das atividades do SJMR na capital mineira.

Além do SJMR BH, também participaram do evento as organizações ACNUR, OIM, UNICEF e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e, ainda, entre diversas embaixadas, estavam presentes a da França e da Bélgica.