SJMR realiza ação de proteção e integração comunitária em Esteio, no Rio Grande do Sul

Home / Brasil / SJMR realiza ação de proteção e integração comunitária em Esteio, no Rio Grande do Sul

No dia 29 de março, a equipe de Proteção do SJMR em Porto Alegre, com o apoio da equipe de Meios de Vida, promoveu uma ação de proteção e integração comunitária em Esteio, no Espaço Mundo, vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) do município.

Na ocasião, foram distribuídos kits de limpeza e materiais informativos produzidos pela equipe de Proteção Psicossocial, como a cartilha sobre os “Direitos da População LGBTQIA+” e “Violência Baseada em Gênero”, além de materiais com informações sobre o trabalho desenvolvido pelo SJMR em Porto Alegre e o funcionamento do site Help ACNUR, uma plataforma online com informações úteis para solicitantes da condição de refugiado e apátridas recém-chegados ou que já residem no Brasil.

A ação fora da sede do SJMR em Porto Alegre é uma maneira de chegar até migrantes e refugiados que, seja por questões de distância ou financeiras, não possuem meios de ir até a capital.

“A atividade se mostrou de suma importância para garantir o acesso a itens de biossegurança e à informações, de modo que essa população possa conhecer e acessar seus direitos. Através dessa atividade, evidencia-se a potência da articulação com os serviços públicos locais, assim como a importância do serviço ser realizado de forma itinerante”, comenta Anderson Fagundes, Analista Social de Proteção.

Para a equipe de profissionais do SJMR, ações como essa permitem o fortalecimento de vínculos entre a comunidade migrante e o serviço público especializado de atendimento do município.

“Ademais, potencializa a elaboração de um trabalho articulado entre órgãos e entidades, possibilitando a construção de uma rede de proteção ao público usuário. Nesse sentido, configura-se como uma atividade potente, que vai além da entrega de kits de higiene e limpeza”, afirma Maria Luiza Mendo, estagiária de Serviço Social.

“Para que o sujeito migrante seja mais fortalecido em nosso trabalho, é essencial que façamos parcerias. Ficamos felizes com a parceria com o SJMR Brasil em Porto Alegre, que fortalece e constrói o elo no trabalho com os migrantes em Esteio, pois cada um é peça fundamental no processo e nos tornamos mais fortes trabalhando em equipe”, explica Neidi Ittner, colaboradora do Espaço Mundo/SMDCH de Esteio.

Confira os principais registros abaixo.

Deixe um Comentário