Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR): um novo olhar sobre a realidade da migração

Home / Brasil / Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR): um novo olhar sobre a realidade da migração

Por Janaina Santos

Os movimentos migratórios são inerentes à condição humana e migrar é um direito humano universal. Algumas pessoas migram por escolha, outras são forçadas a esse deslocamento. Diante dessa realidade, diversas organizações da sociedade civil, e Igrejas, têm viabilizado iniciativas efetivas para o atendimento de migrantes no Brasil, sobretudo no atual contexto migratório, com a crise da Venezuela.

Organizada em diversas partes do mundo e especializada em migração, deslocamento forçado e refúgio, o SJMR tem beneficiado milhares de pessoas com a prestação de serviços gratuitos, intervenções emergenciais, projetos de educação, apoio psicossocial e pastoral. A instituição atua em favor de um maior acolhimento e hospitalidade da sociedade brasileira aos migrantes e refugiados, promovendo e protegendo sua dignidade e direitos e acompanhando seu processo de inclusão e autonomia.

O SJMR, no continente americano, integra a Rede Jesuítas com Migrantes – Região Sul. No Brasil, a organização conta com cinco escritórios: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS)

Áreas de Atuação

Escritórios do SJMR

Deixe um Comentário