Roda de conversa discute trabalho humanitário e proteção a migrantes com estudantes de Relações Internacionais da UniRitter

Home / Brasil / Roda de conversa discute trabalho humanitário e proteção a migrantes com estudantes de Relações Internacionais da UniRitter

Visando aproximar os estudantes vinculados ao Núcleo de Apoio e Assessoria a Refugiados e Imigrantes (NAARI) à realidade de trabalho humanitário e apresentar os direitos da população migrante em território brasileiro, o SJMR em Porto Alegre participou de uma roda de conversa no dia 11 de junho no Campus FAPA.

O encontro com estudantes e professores coordenadores do Núcleo possibilitou a apresentação dos documentos pertinentes à migração, dos mecanismos de proteção a migrantes e refugiados e de boas práticas de atendimento a esta população.

Os estudantes puderam indagar e refletir sobre a integração local da população migrante, os fluxos migratórios e os processos de chegada em território brasileiro, além de se prepararem para eventuais atendimentos que poderão realizar com a reestruturação do NAARI.

“Foi uma experiência importante para aproximar as teorias aprendidas durante as disciplinas do curso de relações internacionais e as vivências do dia a dia. O NAARI, a partir de sua reestrutura, será um potente grupo para apoiar a integração local de migrantes e refugiados em Porto Alegre/RS. Assim, trazer um relato de experiência do atendimento e da rede de trabalho humanitário gera desenvolvimento crítico dos alunos e professores frente aos processos migratórios que perpassam o Brasil,” comenta Laura Ferrari Flores Ruschel, assessora jurídica do SJMR Sul, responsável por ter conduzido a Roda de Conversa.

Deixe um Comentário