
Relatório anual 2020
Os movimentos migratórios são inerentes à condição humana e migrar é um direito humano universal. Diante dessa realidade, diversas organizações da sociedade civil, dentre elas, a Igreja, têm viabilizado iniciativas efetivas para o atendimento de migrantes no Brasil. Dessa forma, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil) tem beneficiado milhares de pessoas com a prestação de serviços gratuitos, intervenções emergenciais, proteção, projetos de educação, integração, apoio psicossocial e pastoral.
Ao longo desse relatório, acompanhe o trabalho do SJMR Brasil em favor de um maior acolhimento e hospitalidade da sociedade brasileira aos migrantes e refugiados, promovendo e protegendo sua dignidade e direitos e acompanhando seu processo de inclusão e autonomia.
Faça o download do relatório na íntegra, em pdf. Ou, se preferir, continue navegando, a seguir, para conhecer mais.
"Seguimos com um contexto mundial extremamente preocupante quando analisamos o sofrimento humano que implica a mobilidade humana forçada, sobretudo quando as pessoas se deparam com barreiras e políticas restritivas aplicadas por muitos países. Ao mesmo tempo, visto que estamos tratando de seres humanos e não produtos, precisamos pensar na acolhida e integração desses migrantes forçados, solicitantes de refúgio e refugiados, que apesar das dificuldades colocadas conseguem chegar a um país seguro"

INCIDÊNCIA POLÍTICA, INSPEÇÃO LEGISLATIVA E GESTÃO NACIONAL
Em fevereiro de 2019 criou-se, em Brasília, o Escritório Nacional do SJMR.

ACOLHIDA FRATERNA PARA UMA INTEGRAÇÃO HUMANIZADA
Em Belo Horizonte, somos referência no atendimento a migrantes e refugiados.

atendimento e cuidado a migrantes e indígenas
Em novembro de 2019, o SJMR completou um ano de atividades em Manaus.

referência a pessoas migrantes e refugiadas no rs
Atuação no Programa de Reassentamento de Refugiados no RS.

Esperança além da fronteira
Com o aumento do fluxo de venezuelanos em RR, uma rede tem atuado com acolhimento, integração e interiorização.

Projeto Coexistência Pacífica
Promotores Comunitários Voluntários fortalecem as redes de proteção para migrantes e estreitam laços com a comunidade de acolhida.

Acolhimento com “Fé e Alegria”
Obra social da Companhia de Jesus, a fundação Fé e Alegria, realiza o acolhimento das crianças migrantes e refugiadas em Boa Vista.
“Hoje, podemos dizer que a Província dos Jesuítas do Brasil, em sintonia com as preocupações apostólicas universais, conta com uma rede nacional de serviço ao migrante, em vários estados, por meio do Serviço Jesuíta aos Migrantes e Refugiados. As equipes atuam conjuntamente a muitas outras instituições, cada uma delas lidando com aspectos e fluxos migratórios bem diferenciados, buscando dar o melhor de si para prestar um serviço integral e de qualidade a essas pessoas”
À frente dos cinco escritórios do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados no Brasil e do Projeto “Acolhe Brasil”, que interiorizou venezuelanos em 16 estados, Pe. Agnaldo Junior faz um balanço da experiência de acolhimento a migrantes.
Conselho editorial
Agnaldo Júnior, SJ
Dimas Oliveira, SJ
Janaina Santos
Karin Wapechowski
Lucas do Nascimento
Marcelo Antonio Lemos
Mariana Ribeiro do Nascimento
Vivianne Soares
Editora
Janaina Santos
Projeto gráfico e diagramação
Dimas Oliveira, SJ
Fotografia
Dimas Oliveira, SJ
Sergi Camara
Revisão
Maria Regina Lins
Vivianne Soares
Webdesign
Dimas Oliveira, SJ
COLABORE COM O NOSSO TRABALHO