Rede Jesuíta com Migrantes na América Latina e Caribe animam a dimensão da hospitalidade e interculturalidade em Manaus

Home / Brasil / Rede Jesuíta com Migrantes na América Latina e Caribe animam a dimensão da hospitalidade e interculturalidade em Manaus

Promover a cultura do encontro, da acolhida, da interculturalidade e da hospitalidade são caminhos possíveis para se avançar em processo de reconciliação no contexto da migração forçada. Com a proposta de dinamizar essa ação transformadora, desde o dia 03 de maio o SJMR Brasil recebeu a visita da Natália Salazar e Luís Fernando Gomez, coordenadores da dimensão de Hospitalidade da Rede Jesuíta com Migrante na América Latina e Caribe (SJM-LAC), que estiveram acompanhando às equipes de Boa Vista e Manaus.

Com muita música e diversas ações para promover a cultura da hospitalidade e da interculturalidade, mais de 1200 pessoas foram alcançadas com as atividades, em diferentes espaços da capital amazonense. A iniciativa marca as ações desenvolvidas pelo SJMR em Manaus, em parceria com as organizações Entreculturas e Inditex.

As ações foram realizadas em diversas instituições, comunidades e organizações, entre elas: nas escolas Terezinha Moura Brasil e Associação de Capoeira Arte Revelação, no bairro compensa II; na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento e no grupo de mulheres da comunidade ribeirinha no bairro Nossa Senhora de Fátima. Também receberam a visita do casal colombiano a comunidade de Santo Agostinho, a Igreja São João Baptista e a comunidade indígena warao no bairro Alfredo Nascimento, que faz parte da área missionária jesuíta.

A Dimensão da Hospitalidade também realizou atividades na Escola Fé e Alegria no bairro Grande Vitória, assim como no Abrigo Coroado, no Posto de Triagem da Operação Acolhida (PTRIG), na comunidade das irmãs missionarias Calcutá, é se fizeram encontros com parceiros de outras organizações que trabalham com migrantes e refugiados assim como integrantes do núcleo apostólico de Manaus. Foram jornadas intensas, mas muito produtivas e integradoras.

“As atividades de hospitalidade realizadas por Nathalia Salazar e Luis Fernando Gomez, que trabalham a dimensão da interculturalidade por toda a América Latina, foram de especial relevância para nos ajudar a buscar formas de promover a cultura do encontro. A experiência nos trouxe uma oportunidade para refletir sobre a nossa atuação como pessoa para o próximo e possibilitou uma animação perfeita para o espírito”, afirma Terida Munhoz, analista social do SJMR Manaus, que acompanhou todas as atividades.

Natalia e Luís são naturais da Colômbia e apesar de falarem apenas em espanhol, a comunicação com o público foi bem efetiva em português. Esse intercâmbio cultural é uma iniciativa da Rede Jesuíta com Migrantes por todos os países da América Latina, que sempre promovem experiências relevantes de interculturalidade, com sorrisos, música e a possibilidade de deixar uma mensagem revigorante para o coração.

Confira abaixo os principais registros do evento realizados por
Natalia Salazar e Luís Fernando Gomez.

Deixe um Comentário