O SJMR

Home / O SJMR

Quem somos?

O SJMR – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – é uma instituição da Companhia de Jesus, que busca servir, acompanhar e defender migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados, promovendo e protegendo sua dignidade e direitos, acompanhando seu processo de inclusão e autonomia e incidindo na sociedade e no poder público, para que reconheçam a riqueza da diversidade humana.

Em âmbito regional, a organização trabalha, nos escritórios de Belo Horizonte, Boa Vista, Manaus e Porto Alegre, em parceria com a Cáritas Brasil, a Congregação das Filhas de Jesus, a Província Franciscana Santa Cruz, a Arquidiocese de Manaus, Fundação Avina/Porticus e Magis Américas, entre outros, procurando estabelecer, de forma contínua, uma rede de apoios que viabilize a continuidade da prestação de serviços de maneira gratuita.

Ajude a nossa Instituição

A Origem

A origem do SJMR pode ser contada a partir das grandes dinâmicas de migração causadas pelo fenômeno da globalização, no começo dos anos 1980, diante do sofrimento do povo vietnamita e dos deslocamentos em massa na Libéria. Padre Arrupe, então Superior Geral dos Jesuítas, mostrou-se profundamente afetado com toda aquela situação e, após compartilhar esta angustia com os demais superiores, decidiu solicitar aos jesuítas ajuda para auxiliar todos aqueles impactados negativamente pelos movimentos migratórios.

Criado, inicialmente, sob a sigla SJR (Serviço Jesuíta a Refugiados), o SJMR tornou-se uma organização católica internacional, organizada em diversas regiões do planeta. Desde então, milhares de pessoas têm sido beneficiadas suas intervenções emergenciais, projetos de educação, apoio psicossocial e pastoral.

Todo o trabalho desenvolvido pela organização tem, como base, “acompanhar”, “servir” e “defender” os refugiados e as pessoas deslocadas, constituindo ações um triângulo fundamental, integrado por todos os religiosos e leigos que atuam dentro do serviço.