Relatório Anual do SJMR Brasil é finalista na 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB

Home / Brasil / Relatório Anual do SJMR Brasil é finalista na 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB

Concorrendo ao prêmio Dom Hélder Câmara, o Relatório Anual do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil é um dos três finalistas, na categoria Revista.

Relatório Anual do SJMR Brasil é um dos finalistas na 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, e será transmitida pelas TVs católicas às 21h (confira os horários abaixo). O SJMR Brasil concorre ao prêmio Dom Hélder Câmara, categoria Revista, e a edição deste ano vai premiar trabalhos que destacam valores humanos e cristãos nas diversas áreas da comunicação e da arte: Cinema (Prêmio Margarida de Prata), Rádio (Prêmio Microfone de Prata), Imprensa (Prêmio Dom Hélder Câmara), TV (Prêmio Clara de Assis) e Internet (Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida).

Faça o download do relatório na íntegra, em pdf.

Editora da publicação e assessora nacional de comunicação do SJMR Brasil, Janaina Santos comenta que o Relatório Anual do SJMR Brasil nasceu do acompanhamento das atividade do SJMR na região da fronteira do Brasil com a Venezuela. O documento também apresenta o resultado de um ano intenso de trabalho da organização na assistência humanitária às pessoas migrantes e refugiadas. Em janeiro de 2020, a jornalista e o jesuíta Dimas Oliveira, SJ, fotógrafo e responsável pelo projeto gráfico do Relatório, realizaram o mesmo percurso feito por migrantes venezuelanos, passaram por Manaus (AM), Boa Vista e Pacaraima (RR) e foram até a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén.

“Nós estivemos na fronteira do Brasil com a Venezuela, acompanhamos o drama de vários migrantes e refugiados em seus recomeços no Brasil, assim como as diversas ações e iniciativas desenvolvidas pelo SJMR Brasil no acolhimento, proteção e inserção local dessas pessoas. Por isso, estamos muito contentes de estar entre os finalistas do Prêmio da CNBB com a causa dos migrantes e refugiados. Além de compartilhar histórias de esperança e superação que trazem uma lição de vida valiosa para todos nós, o Relatório Anual do SJMR Brasil detalha nossos projetos e ações desenvolvidos nos cinco escritórios: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS)”, comenta a jornalista.

O diretor nacional, Pe. Agnaldo Júnior, SJ, destaca que o Relatório Anual 2020 trouxe à tona os esforços das equipes do SJMR que, no ano de 2019, realizaram 31.106 atendimentos a pessoas migrantes e refugiadas em todo o Brasil. “Estamos felizes com esse reconhecimento da CNBB, pois o Relatório Anual apresenta nossas ações de acolhida, proteção e integração dos migrantes voluntários, forçados, solicitantes de refúgio e refugiados no Brasil. São milhares de vidas que foram transformadas e seguem transformando outras em um efeito positivamente multiplicador”, disse.

A 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB

Os Prêmios de Comunicação foram criados pela CNBB, em 1967, com o objetivo de oferecer um reconhecimento público da Igreja Católica ao trabalho meritório de profissionais da comunicação social nos diversos meios que apresentam suas obras e se distinguem pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho. Eles também têm por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas de trabalho jornalístico e cultural provenientes de todo o país nas áreas do Cinema, Rádio, Televisão, Imprensa e Internet, bem como do campo da pesquisa acadêmica em comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação.

Ao todo, são 45 os finalistas na 53ª edição que participarão, de forma virtual, de um programa de televisão dinâmico com exibição nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, nas emissoras de televisão de inspiração católica. Confira os horários:

Exibem no dia 20/10/2021 – Das 21h às 22h30:
TV PAI ETERNO
TV APARECIDA
TV IMACULADA
TV REDE SÉCULO 21
TV HORIZONTE
Exibe no dia 20/10/2021 – Das 23h00 às 00h30
TV CANÇÃO NOVA
Exibe no dia 20/10 – Das 22h30 às 00h
Rede Nazaré
Exibe no dia 23/10 – Das 20h00 às 21h30
TV EVANGELIZAR
Exibe apenas os principais momentos no dia 23/10, das 20h às 21h
REDE VIDA

Conheça alguns dos finalistas da 53ª edição Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Deixe um Comentário