Programa “Portas Abertas” promove “Café com Empresários” em Porto Alegre

Home / Brasil / Programa “Portas Abertas” promove “Café com Empresários” em Porto Alegre

Com a proposta de ampliar as oportunidades de emprego para pessoas migrantes e refugiadas nas cidades da região sul do Brasil, o Programa “Portas Abertas” do SJMR , em parceria com a PADF e o ACNUR, realizou a primeira edição do evento “Café com Empresários”, no dia 19 de abril, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

A capital gaúcha foi escolhida para o primeiro evento do ano, uma vez que muitos migrantes e refugiados buscam oportunidades de trabalho na região sul. Grande parcela dos usuários que acessam nossos serviços reside na capital e cidades próximas, o que demonstram uma necessidade de buscar sensibilizar empresas locais e disseminar a informação sobre as políticas de migração e legislação de contratação envolvendo migrantes.

No evento foi realizada a apresentação da instituição, com explanação de dados de atendimentos, localização de escritórios da SJMR, descrição das atividades desenvolvidas pelo serviço, história das políticas de migração no Brasil e no mundo, e exposição de leis que regem os direitos e os deveres da população migrante no Brasil, assim como, dos documentos necessários para contratação de migrantes e refugiados. Também foi apresentado o setor de Integração Socioeconômica e o perfil dos migrantes em idade laboral atendidos no escritório. Por fim, foi apresentada o programa “Portas Abertas” e o funcionamento do processo de parceria entre as empresas e o SJMR, momento em que contamos com o relato em vídeo da empresa Favorita e Romance do Grupo CrisDu, parceria firmada pelo serviço desde o ano passado.

“A nossa empresa tem como maior seguimento a moda íntima, atuando muito na América latina, sendo assim possuímos um setor de telemarketing para o atendimento a países como Chile, Paraguai, Uruguai e Peru, sendo essencial o domínio do espanhol por parte dos colaboradores, que que em nossa região é escasso. Devido a isto, fomos em busca de migrantes hispanohablantes, para compor nossa equipe”, relata Bruna Ferreira Garcia, assistente de RH da empresa Grupo Crisdu.

Os convidados puderam tirar dúvidas e contar um pouco de suas experiências. Como resultado positivo do evento, pretende-se realizar outras edições de maneira itinerante e contínua em outros municípios do Rio Grande do Sul.

O evento contou com a participação de empresas, profissionais de Recursos Humanos e órgãos públicos de Porto Alegre e região metropolitana, tais como a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Grupo Zaffari, Bellenzier Pneus, Integrar RS e Dale Carniege.

Da equipe do SJMR estiveram presentes Lucas do Nascimento, coordenador, Edyson Alves da Silveira, analista social de Integração Socioeconômica, Laura Ferrari Flores Ruschel, assessora jurídica da área de Proteção, Franciele Santos da Silva, analista social de Gestão de Parcerias e Ana Vitória Mendez, estagiária de Gestão de Parcerias e Comunicação.

Confira os principais registros do evento abaixo.

Comentários
  • Eliana niño
    responder

    Buenas tardes, soy venezolana y necesito de su ayuda, estoy en Ceará Arquiraz, me podrían indicarme dónde está una cede cerca de los jesuitas, estoy en búsqueda de un trabajo.. muchas gracias

    • Ana Mendez
      responder

      Buenos dias, contamos con unidades de servicio jesuita en Brasilia, Belo Horizonte, Boa Vista, Manaus, Porto Alegre y Florianópolis. Los contactos de estas unidades se pueden encontrar en nuestro sitio web.

Deixe um Comentário