SJMR Brasil promove campanha “Outubro Rosa” para mulheres migrantes

Home / Boa Vista / SJMR Brasil promove campanha “Outubro Rosa” para mulheres migrantes

O Outubro Rosa é o mês de prevenção e conscientização contra o câncer de mama. Para incentivar o autocuidado na população migrante e refugiada, o SJMR Brasil está promovendo diversas ações e rodas de conversa, que iniciaram no dia 19 e vai até próximo sábado, dia 31, com a transmissão da live “A vida muda em um toque” pelo Facebook SJMR Brasil.

As atividades tem como objetivo compartilhar informações e promover o conhecimento sobre os fatores de proteção e detecção precoce do câncer de mama. Durante esse período, diversas ações de conscientização serão realizadas nos escritórios do SJMR Brasil.

A abertura da campanha aconteceu no centro de referência do SJMR Boa Vista, que promoveu uma roda de conversa com as migrantes, onde foi explicado como realizar o autoexame e a importância da prevenção. Em seguida, a migrante venezuelana Lilia del Valle Riveira Quijada, que venceu o câncer de mama, deu seu testemunho sobre o enfrentamento da doença e falou sobre dicas e hábitos ideais para uma rotina saudável.

“É muito importante fazer os exames de prevenção, como o toque e a mamografia, para detectar a doença nos estágios iniciais e ser possível iniciar o tratamento rapidamente, aumentando as chances de combater a doença. Portanto, é imprescindível que a mulher conheça bem o seu corpo e possa analisar com frequência qualquer alteração nas mamas, procurando um médico imediatamente ao notar alguma anormalidade”, comenta Verônica Aleman, Assistente de Projetos do SJMR Boa Vista.

Ao longo desses dias, várias atividades de conscientização e dinâmicas estão sendo realizadas para as migrantes, além disso, estão sendo distribuídos diversos materiais informativos com dicas de prevenção e saúde. Está planejado também, o desenvolvimento de uma Jornada Médica, onde as migrantes poderão ser atendidas por médicos especializados na área.

Deixe um Comentário