Na terça-feira, 20 de agosto, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) em São Leopoldo/RS, em parceria com a Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento (PADF), inaugurou o galpão comunitário da Ocupação Mauá Esperança. O evento marcou a conclusão das melhorias estruturais no espaço, que foi gravemente afetado pelas enchentes que atingiram a região, deixando-a submersa por 32 dias e causando perdas significativas para as 101 famílias residentes, incluindo 38 venezuelanas.
O galpão, reconstruído com o trabalho coletivo dos próprios moradores, servirá como um importante ponto de encontro para reuniões, atividades do Programa Mais Educa São Léo (Secretaria Municipal de Educação) e a cozinha comunitária do Programa São Léo Mais Comida no Prato (Secretaria Municipal de Assistência Social). Além disso, melhorias foram realizadas no parque infantil da comunidade.
A cerimônia de inauguração contou com uma programação especial, incluindo comidas típicas, apresentações de danças venezuelanas e uma exposição de artesanato da etnia Warao, indígena venezuelana. O evento celebrou a recuperação e o fortalecimento da comunidade após as adversidades enfrentadas.