Encerramento da Campanha Novembro Azul, promovida pelo SJMR Brasil, acontecerá nesta sexta

Home / Boa Vista / Encerramento da Campanha Novembro Azul, promovida pelo SJMR Brasil, acontecerá nesta sexta

Nesta sexta (27), o SJMR Brasil promoverá o evento de encerramento da campanha Novembro Azul. O encontro, que acontecerá às 16h (Boa Vista) / 17 h (Brasília), será realizado de forma online, através de uma Live transmitida no Facebook do SJMR Brasil. O público também poderá comparecer à sede do SJMR Boa Vista, em um ambiente acolhedor, utilizando máscaras de proteção e observando as orientações de distanciamento, onde a conversa será exibida em um telão.

O evento abordará questões relacionadas às doenças masculinas e a prevenção do câncer de próstata, visando a conscientização do público a respeito dos cuidados com a saúde. Para falar sobre o tema, o encontro contará com a presença de Glaciane Rocha, Gerente do Núcleo de Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima; Dr. Nazar Camacho Silva, médico venezuelano que atualmente reside em Belo Horizonte; e Yoslin Galdamez, Analista Social do SJMR Boa Vista, que mediará a conversa.

A Live encerra uma campanha marcada por ações educativas sobre a saúde do homem. Durante todo o mês, foram promovidas sessões informativas no escritório do SJMR e nas comunidades acerca da prevenção do câncer de próstata. Além do apoio a usuários com os exames de prevenção, em trabalho conjunto com gestores de casos.

Sobre o Novembro Azul:

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada mundialmente e dirigida, especialmente, aos homens. O objetivo do movimento é conscientizar sobre as doenças masculinas, principalmente a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento, que surgiu na Austrália, em 2003, escolheu o mês de novembro pois o dia 17 desse mês já era considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Sobre o câncer de próstata:

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Os sintomas, no início, são difíceis de serem notados. Alguns pacientes não chegam a apresentar sintomas ou, quando apresentam, são parecidos aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar e necessidade de urinar várias vezes durante o dia ou à noite). Já na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, ou em casos graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Quando o tumor é diagnosticado e tratado em sua fase inicial, as chances de cura do câncer são muito elevadas. Por isso, é necessária a realização dos exames de prevenção. Para prevenir o câncer de próstata, especialistas recomendam evitar o sedentarismo, o sobrepeso e manter uma dieta saudável. Praticar exercícios físicos e fazer visitas frequentes ao médico também é recomendado.

Deixe um Comentário