Reportagem especial do SJMR registra vivências do projeto de interiorização de venezuelanos

Home / Brasil / Reportagem especial do SJMR registra vivências do projeto de interiorização de venezuelanos

Um novo olhar sobre as migrações venezuelanas: é o que propõe a reportagem especial Interessar-se pelos migrantes é interessar-se por todos nós, assinada pela jornalista e voluntária do SJMR, Janaína Santos.

As matérias relatam as ações de acolhida e apoio social realizadas pelo Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados em diversos estados brasileiros, dentro de seu o projeto de interiorização de venezuelanos, o Acolhe Brasil.

Durante quatro meses, Janaina acompanhou a chegada de migrantes, visitou as principais casas de acolhida do SJMR e registrou as histórias de venezuelanos que conseguiram recomeçar uma nova vida nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Espírito Santo.


“Cada uma das histórias compartilhadas traz uma lição de vida valiosa para todos nós. Mesmo com tantas angústias, medos e ausências, essas pessoas nos brindam com uma enorme força e superação”.

Janaína Santos, Jornalista e voluntária do SJMR

Do registro de cada história, Janaina relembra os depoimentos emocionados e repletos de sentimentos, que foram partilhadas por venezuelanos e venezuelanas de várias idades, que foram forçados a deixar tudo para trás. “Cada uma das histórias compartilhadas traz uma lição de vida valiosa para todos nós. Mesmo com tantas angústias, medos e ausências, essas pessoas nos brindam com uma enorme força e superação. Além disso, carregam uma esperança linda, que diariamente é renovada em meio aos desafios e incertezas da nova vida no Brasil. Foi um privilégio escutá-los e dar voz a essas histórias”, comenta a jornalista, que, no percurso, ainda conheceu uma rede de voluntários que somam esforços e constroem caminhos para uma ajuda fraterna, transformando, de fato, a fé em atitudes concretas.

Desde o acolhimento nas regiões de fronteira, o SJMR vem mobilizando paróquias e articulando parceiros e grupos da sociedade civil, em diversas localidades do país, organizando espaços e casas de acolhida, reunindo diversos atores com o propósito comum de acolher e integrar venezuelanos que se encontrem em processo migratório no Brasil. 

Em uma série de publicações semanais, você conhecerá as principais frentes de apoio mobilizadas pelo SJMR, além dos relatos de venezuelanos e voluntários, que têm desempenhado um papel fundamental na “Operação Acolhida”, ação estratégica liderada pelo Governo Federal e executada com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e da Organização Internacional para Migrações (OIM).

Acompanhe conosco!

Deixe um Comentário