Alunos de mestrado em Genebra organizam jantar e arrecadam recursos para o SJMR Brasil

Home / Brasil / Alunos de mestrado em Genebra organizam jantar e arrecadam recursos para o SJMR Brasil

No dia 25 de novembro, alunos de mestrado Graduate Institute de Genebra, integrantes da LANI (Latin America Network Initiative) ofereceram um jantar voluntário para a arrecadação de doações para o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados.

Durante o evento, que reuniu cerca de 45 convidados, entre estudantes e membros da comunidade de Genebra de diversas nacionalidades e diferentes áreas de atuação profissional, foi possível apreciar, um cardápio de pratos variados, preparados, com recursos próprios, por cada um dos organizadores.

Mariana Gamarra, uma das mestrandas responsáveis pelo evento, relata a escolha do SJMR para o envio dos recursos arrecadados no encontro.  “Organizamos uma série de eventos e um deles foi o jantar. Estudei na Puc-Rio e entrei em contato com professores da instituição que trabalham com o tema de refúgio. Um deles conhecia o trabalho do SJMR e indicou a instituição. Achamos ela bem estruturada, com um trabalho sólido e, por meio de uma votação, a escolhemos”, explica.

Cada prato foi preparado, com recursos próprios, pelos organizadores do jantar

Segundo Mariana, a arrecadação do jantar superou as expectativas. “Uma das coisas que me deixou mais feliz foi que havia muitas pessoas sensibilizadas com a causa, o que superou muito a mobilização dos jantares anteriores. A entrada foi estipulada a 10 Francos Suíços, mas muitas convidados fizeram doações de valores maiores. Ao final, conseguimos 650 francos (aproximadamente 2520 Reais), o que, para nós, é um recorde”, observa.

A estudante destaca, também, a importância da iniciativa para a integração social. “O jantar permitiu um maior contato entre as pessoas da sociedade de Genebra, como, por exemplo, venezuelanos que coordenam ONGS na cidade, funcionários da ONU e estudantes. que poderão fazer trabalhos conjuntos, contribuindo para a causa. Todos também puderam conhecer o SJMR e manifestaram interesse em ajudar com mais regularidade, contribuindo, além do apoio financeiro, com a conscientização sobre o assunto, sobretudo sobre a questão venezuelana. Foi uma ótima oportunidade para que pessoas que trabalham com a questão migratória pudessem gerar impactos ainda maiores do que a ajuda pontual que oferecemos. Confiamos no trabalho da organização e esperamos, de coração, que essa corrente de solidariedade chegue a quem precisa e que os recursos sejam alocados onde forem mais necessários, produzindo os melhores resultados”, diz.

O evento permitiu a integração de moradores da cidade de Genebra que trabalham com a questão migratória

Sobre o LANI

O LANI  (Latin America Network Iniciative) é uma iniciativa de alunos de mestrado latino-americanos do Graduate Institute, localizado em Genebra. Sua missão é a de promover a cultura latino-americana e ajudar pessoas que têm interesse em pesquisar sobre a América Latina, formando uma ponte entres as comunidades acadêmica e profissional, criando cenários para o dialogo e a interação.

Veja também

– Site oficial do LANI

Deixe um Comentário