O SJMR em Boa Vista realizou uma série de atividades na última semana de julho, no âmbito do projeto Integrando Horizontes da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF). As atividades dos programas Jovem Aprendiz, Rota Jovem e Curso Vocacional, foram realizadas em colaboração com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Escola Estadual Militarizada Tancredo Neves e Escola Estadual Maria das Dores Brasil. As ações foram realizadas de forma presencial e direcionadas a alunos migrantes e brasileiros com idades entre 14 e 18 anos.
O ciclo de atividades começou com o Programa Jovem Aprendiz nos dias 23 e 24 de junho, no auditório da Escola Estadual Militarizada Tancredo Neves. Durante esses encontros, o instrutor Ricardo, professor de Administração da UFRR e especialista em Marketing e Oratória, conduziu discussões sobre marketing pessoal e planejamento de futuro utilizando a Meta Smart. Ele também forneceu informações sobre o ENEM e o Programa Jovem Aprendiz do Governo Federal, além de detalhes sobre o vestibular e os programas de bolsas e projetos de extensão das Universidades Federal e Estadual de Roraima.
No dia 26 de julho, a atividade foi na Sede do IEL, onde os alunos puderam conhecer as instalações do Instituto e participar de uma palestra sobre Oratória e foram informados sobre os processos seletivos de estágio oferecidos lá. O ciclo foi encerrado com a entrega de um lanche e kits escolares completos, que incluíam mochila, garrafa de água e caderneta, proporcionados pelos parceiros do programa.
Sobre os mesmos temas acima, foram realizadas atividades nos dias 23 e 24 na Escola Estadual Maria das Dores Brasil. As turmas da manhã tiveram dois encontros do curso de Marketing Pessoal com a instrutora Ranny, profissional de marketing que abordou sobre cada rede social e sua principal função na divulgação de um produto ou serviço. No segundo momento, os jovens tiveram uma aplicação prática do conhecimento abordado de maneira teórica, receberam alguns produtos que poderiam ser escolhidos para que elaborassem alguma divulgação através da rede social escolhida, desta maneira, fizeram vídeos, fotos e promoções para que os possíveis clientes pudessem comprar o produto ou serviço ofertado.
A continuidade das atividades foi marcada pelo Rota Jovem, que envolveu discussões sobre direitos e deveres dos jovens migrantes e habilidades emocionais, realizadas na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, na Escola Estadual Militarizada Maria de Lourdes Neves e na Ocupação Espontânea Alvorada. As atividades foram adaptadas às idades dos participantes e incluíram tópicos como Projeto de Vida, Planejamento para o Futuro e manejo das emoções através dos personagens do filme “Divertidamente”.