SJMR Brasil conquista Prêmio de Comunicação da CNBB

Home / Brasil / SJMR Brasil conquista Prêmio de Comunicação da CNBB

A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada nesta quarta-feira (20) e o Relatório Anual do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil conquistou o prêmio Dom Hélder Câmara na categoria Revista

Finalista na 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Relatório Anual do SJMR Brasil recebeu o prêmio Dom Hélder Câmara na categoria Revista durante a cerimônia de entrega realizada nesta quarta-feira, dia 20 de outubro.

A premiação dos ganhadores, que foi exibida pelas TVs Aparecida, Pai Eterno e Canção Nova, reconhece o trabalho de profissionais da comunicação social nos diversos meios e destaca produções que ressaltam valores humanos e cristãos em suas obras. Foram mais de 400 trabalhos inscritos nas diversas áreas da comunicação, em sete categorias: Cinema (Prêmio Margarida de Prata), Rádio (Prêmio Microfone de Prata), Imprensa (Prêmio Dom Hélder Câmara), TV (Prêmio Clara de Assis), Internet (Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida), Teses e Dissertações (Papa Francisco) e iniciativas da Pastoral da Comunicação (Kerigma).

O Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa foi instituído pela Assessoria de Imprensa da CNBB em 2002, quando a entidade celebrou os 50 anos de sua criação, com o objetivo de premiar pessoas e trabalhos jornalísticos cujos objetivos coincidam com as propostas da Igreja no Brasil. Nesta edição dos Prêmios de Comunicação, o Relatório Anual do SJMR Brasil concorreu com as reportagens “O coronavírus e as veias abertas da América Latina”, do Jornal Diário Catarinense, e “Vidas negras que foram elevadas aos altares”, da Editora Ave Maria.

“O SJMR Brasil está em festa com esse reconhecimento da CNBB. A primeira edição do nosso Relatório Anual buscou reunir as principais ações, projetos e iniciativas da nossa equipe no acolhimento, hospitalidade e integração das pessoas migrantes e refugiadas pelo Brasil. Também contamos histórias que nos trazem esperança e agradecemos, sobretudo, a essas pessoas que nos deram a oportunidade de compartilhar suas vivências e esperanças de uma vida melhor”, comenta Janaina Santos, editora da publicação e assessora nacional de comunicação do SJMR Brasil.

O jesuíta Dimas Oliveira, SJ, fotógrafo e responsável pelo projeto gráfico do Relatório também comemora a premiação. “Entrar em contato mais direto com o drama vivido pelas pessoas migrantes e refugiadas no Brasil foi uma experiência humanizadora e, consequentemente, toda essa bagagem sensível adquirida por meio do contato com tantas realidades refletiu na criação do Relatório Anual do SJMR Brasil. Comunicar de modo claro, envolvente e provocativo deve ser o horizonte de todas as pessoas que trabalham nessa missão na Igreja do Brasil. E essa é também a intenção da equipe de comunicação do SJMR”, ressaltou.

Faça o download do relatório na íntegra, em pdf.

O Relatório Anual do SJMR Brasil

A primeira edição do Relatório Anual traz uma série de reportagens sobre as ações desenvolvidas pelo SJMR pelo Brasil, que tem beneficiado milhares de pessoas com a prestação de serviços gratuitos, intervenções emergenciais, ações de proteção, projetos de educação, integração, apoio psicossocial e pastoral.

No Brasil, o SJMR conta com cinco escritórios: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS) e presenças em Salvado (BA) e Florianópolis (SC).


Deixe um Comentário