Presidente da CNBB envia mensagem em apoio aos migrantes e refugiados

Home / Belo Horizonte / Presidente da CNBB envia mensagem em apoio aos migrantes e refugiados

Dom Walmor gravou um vídeo especialmente para o festival on-line ‘Tantos Somos, Somos Um’, que acontecerá no próximo sábado (20), Dia Mundial do Refugiado

Em um vídeo entusiasmado, o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Walmor Oliveira de Azevedo, que também é arcebispo de Belo Horizonte, se dirigiu ao público que  acompanhará o festival TANTOS SOMOS, SOMOS UM- Pelos sonhos de todas as pessoas. Organizado pelo Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil), o evento será transmitido pelas redes sociais no próximo sábado (20 de junho), Dia Mundial do Refugiado, a partir das 17h. 

Na mensagem, ao se referir ao papa Francisco, dom Walmor lembrou que “ninguém é estrangeiro” e que essa afirmação deve ser compreendida pelas pessoas para superar os preconceitos, indiferenças e resistências. “Ao olhar para cada migrante, precisamos enxergar um irmão, uma irmã. O migrante não é somente aquele que vem de longe, uma pessoa de hábitos e costumes diferentes. É nosso irmão, é nossa irmã”, comentou. 

Dom Walmor também criticou o contrassenso que há no mundo atual com a defesa da liberdade de circulação de mercadorias e o aumento das perseguições aos migrantes. Ao final de sua mensagem, o presidente da CNBB desejou que o festival TANTOS SOMOS, SOMOS UM seja uma “oportunidade para fortalecer corações no exercício da solidariedade” e fez um agradecimento especial ao Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, se referindo à entidade como uma “verdadeira escola de solidariedade, construindo uma humanidade nova”. 

Outras representações da Igreja também já enviaram suas mensagens para serem exibidas durante a transmissão do festival. Entre elas, estão as mensagens do cardeal Michael Czerny, subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados da Santa Sé, do padre Arturo Sosa, Superior Geral da Companhia de Jesus, da irmã Graciela Francovig, Superiora Geral das Filhas de Jesus, de dom Mário Antônio da Silva, segundo vice-presidente da CNBB, e do padre Mieczyslaw Smyda, Provincial dos Jesuítas no Brasil.

Festival TANTOS SOMOS, SOMOS UM – Pelos sonhos de todas as pessoas
Dia 20 de junho, às 17h

Com transmissão pelo facebook.com/sjmrbrasil e youtube.com/sjmrbrasil
Site: sjmrbrasil.org/festival

Deixe um Comentário