Inscrições abertas para voluntariado nacional de Ensino da Língua Portuguesa e Cultura Brasileira

Home / Belo Horizonte / Inscrições abertas para voluntariado nacional de Ensino da Língua Portuguesa e Cultura Brasileira

Para ampliar as possibilidades de acesso a curso de português e cultura brasileira para pessoas migrantes que se encontram no Brasil, o SJMR Belo Horizonte abre chamada nacional para professores voluntários e pessoas interessadas no voluntariado “Ensino da Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Migrantes e Refugiados”, nas diversas regiões brasileiras. O Projeto Tecer é uma iniciativa do SJMR BH, em parceria com a PUC Minas -Projeto Ler e pretende alcançar as norte, nordeste, sudeste, centro-oeste e sul. Para inscrever, clique aqui.

Para se candidatar é preciso ter experiência no ensino de idiomas, licenciatura em Letras ou áreas afins. O cronograma do curso, que é inteiramente remoto, vai de abril a julho, com aulas semanais com duração de 1 hora/aula. As atividades incluem: ministrar aulas síncronas uma vez por semana, monitorar atividades assíncronas, engajar-se com alunos em grupo de WhatsApp, planejar semanalmente as aulas, participar de encontros de formação, dentre outras atividades pedagógicas.

“Buscamos pessoas comprometidas e sensíveis à causa migratória e do refúgio, que se empenhem nas atividades de ensino e demonstrem responsabilidade e engajamento ao executá-las”, comenta Tamara Miranda, secretaria pedagógica do SJMR BH. A colaboradora comenta que o professor voluntário receberá uma declaração de participação e parceria com o SJMR BH e o Projeto Ler ao final do período.

É importante ressaltar que o Curso de Português e Cultura Brasileira será inteiramente remoto, sendo necessário que o voluntário esteja munido de equipamentos e recursos tecnológicos (celular, computador ou tablet com internet), bem como conhecimento dos aplicativos do Google (classroom, planilhas, e-mail e etc).

Deixe um Comentário